Projeto Integrado de Prática Educativa: uma experiência no curso de matemática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.95Palavras-chave:
Formação de professores de Matemática, Projeto Integrado de Prática Educativa, Tecnologia ComputacionalResumo
Este artigo discute uma proposta de trabalho desenvolvida em uma pesquisa realizada no Projeto Integrado de Prática Educativa – PIPE – da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Foram selecionados para a pesquisa os registros de dezesseis licenciandos da disciplina, “Informática e Ensino” do Curso de Matemática da Universidade. Da análise das elaborações e reflexões dos licenciandos, ocorridas durante o desenvolvimento das aulas e registradas, tanto por escrito quanto em áudio, evidenciou-se a importância do envolvimento do professor responsável pelo componente curricular integrado ao PIPE, tendo em vista a necessidade de planejamento detalhado e específico das dinâmicas que devem ser realizadas nos momentos não presenciais do componente.
Palavras-chave: Formação de professores de Matemática; Projeto Integrado de Prática Educativa; Tecnologia Computacional.
Integrated Project of Educative Practice: an experience in a Mathematis Course
Abstract
This paper focus attention in a formative intervention work developed in the circuit of a subject called “Informatics and Teaching” part of an Integrated Project of Educative practice – PIPE -of the Mathematics Faculty of the Federal University of Uberlândia. It was selected for the research written records of sixteen future teachers of the Mathematics Course of the University. The analysis of the written elaborated records and the reflections of the participants that occurred during the development of the teaching classes and registered, not only in written format, but also in audio tape recorder, made evident the importance of the involvement of the professor responsible for the curricular component attached to PIPE, due to the necessity of a specific and detailed planning of the dynamics that should be realized in moments not present that were part of the curricular component.
Keywords: Mathematics teacher formation; Integrated Project of Educative Practice; Computation Technology.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.