Os magos da educação para a América Latina e Caribe:

os professores nas orientações dos Organismos Internacionais

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1721

Resumo

Explicita-se as orientações dos Organismos Internacionais (OI) para a Educação Básica latino-americana referentes ao papel e às responsabilidades dos professores. Trata-se de pesquisa documental, abarcando o período de 1995 a 2020. O parâmetro de análise são os termos: avaliação, qualidade e aprendizagem. A Teoria Fundamentada é o referencial metodológico. Como resultados, observa-se que os documentos apontam que os professores são capazes de fazer a magia da aprendizagem, a partir dos resultados das avaliações, superando a ausência de insumos educacionais, os baixos investimentos e as condições socioeconômicas dos alunos, responsabilizando-os pelos insucessos, diante de uma lógica neoliberal. Os OI mantêm o discurso dos anos de 1990, apesar das críticas ao modelo de avaliação.

Palavras-chave: Organismos Internacionais. Avaliação. Qualidade. Aprendizagem. Professores.

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Biografia do Autor

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui mestrado em Educação pela UFMS (2000); e doutorado em Educação pela  USP (2007). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral junto à USP (2011) e à UFMS (2017/2018). É Professora titular da Universidade Federal da Grande Dourados. Foi Pró-Reitora de Ensino na UFGD, no período de 2011 a 2015. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD de 2019 a 2021. Foi vice-presidente da ANPEd pela Região Centro-Oeste de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. Desde dezembro de 2022 é coordenadora adjunta da área de educação da Capes. É pesquisadora em Produtividade PQ2 do Cnpq.

Jullie Cristhie Conceição, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação (UFGD/2023) . Mestre em Educação (UFGD/2011-2013). Atuou como Professora Tutora e Formadora no Curso de Pedagogia, na Faculdade de Educação a Distância (EAD)/UFGD (2013 a 2019); como Professora Universitária na Unifadra/Fundec (2013) e na Faculdades Integradas Soares de Oliveira (FISO)(2017-2019), na graduação e na pós-graduação lato sensu. É professora efetiva no Município de Barretos - SP. 

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Publicado

22-04-2024

Como Citar

Martins Real, G. C., & Conceição, J. C. (2024). Os magos da educação para a América Latina e Caribe:: os professores nas orientações dos Organismos Internacionais. Horizontes, 42(1), e023067. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1721

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas