O trabalho com uma sequência didática de receitas em língua inglesa em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.90Keywords:
Interacionismo Sociodiscursivo, gênero textual receita culinária, sequência didática, ensino-aprendizagem de língua inglesa, desenvolvimento de capacidades de linguagemAbstract
Em uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, advogamos que, para alcançar seus objetivos, o trabalho com línguas na rede regular pública de ensino pode ser planejado em sequências didáticas organizadas em torno de
gêneros textuais. Tais unidades visam ao desenvolvimento de capacidades de linguagem, entendidas como “aptidões requeridas para a realização de um texto numa situação de interação determinada” (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993, p.30). A partir desses pressupostos, sequências didáticas foram aplicadas a alunos de uma escola municipal de Joinville, ao longo de um ano escolar, com o objetivo de possibilitar a participação efetiva em um projeto de troca de correspondências. Dentre os gêneros abordados, selecionamos receitas culinárias para o escopo deste artigo, que visa, assim, descrever o material elaborado e analisar as produções de um aluno de modo a ilustrar oportunidades (ou não) de desenvolvimento de capacidades de linguagem possibilitadas por um trabalho dessa natureza.
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; gênero textual receita culinária; sequência didática; ensino-aprendizagem de língua inglesa; desenvolvimento
de capacidades de linguagem.
The work with a didactic sequence of recipes in English as an additional language in a public school
Abstract
In a sociodiscursive interactionist perspective, we advocate that, to achieve its goals, the work with languages in public regular schools can be planned in didactic sequences towards genres. Such units aim at the development of language capacities (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993). Based on these principles, didactic sequences were employed with students of a public school in Joinville, during a school year, with the objective of contributing to their effective participation in a pen pal Project. Among the genres handled, cooking recipes
were taken as scope of this paper, which aims at describing the material planned and analyze the productions of one student in order to illustrate the opportunities of language capacities development enabled by a work of this
nature.
Keywords: Sociodiscursive Interacionism; genre cooking recipe; didactic sequences; English language teaching/learning; language capacities development.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.