A elaboração de um artigo científico: subsídios à apropriação desse gênero textual
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.88Keywords:
artigo científico, gênero textual, letramento acadêmico, modelo didáticoAbstract
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida por membros do Grupo de Pesquisa Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; Análise de Gêneros textuais (ALTER-AGE), no projeto institucional "Trabalho docente, letramento e gêneros textuais", com o objetivo de depreender características do artigo científico na área de Educação para apresentar um modelo didático desse gênero textual que possa ser utilizado em cursos de graduação ou pós-graduação a fim de preparar os alunos para a escrita desse gênero e os professores para o seu ensino. Para isso, foram selecionados dez artigos de revistas mais bem avaliadas pela WebQualis Educação da CAPES, publicados entre 2008 e 2013. Na análise desses artigos,
assumiram-se os pressupostos de Bakhtin (2000), Bakhtin/Volochinov (2009), Bronckart (1999, 2006) e Dolz e Schneuwly (2004). Os resultados das análises permitem perceber que os artigos científicos constituem um gênero complexo, polifônico, cujo diálogo com os outros textos precisa ser dominado pelo articulista para que o texto esteja adequado para ser publicado.
Palavras-chave: artigo científico; gênero textual; letramento acadêmico; modelo didático.
THE ELABORATION OF A SCIENTIFIC ARTICLE: Subsiding the appropriation of this textual genre
Abstract
This article aims at presenting the results of a research carried out by the members of the Research Group ALTER-AGE (Language Analysis, Educational Work and their relations; Textual genre analysis) within the institutional project “Teaching labor, literacy and textual genres”. The aforementioned research had the goal of inferring characteristics of the scientific article in the field of Education so that a didactic model of this text genre can be presented, used by both undergraduate and graduate courses and students are prepared to write
them, as well as teachers to pass it on. For that purpose we have selected ten articles from the best ranked magazines in WebQualis Educação da CAPES evaluation. They all have been published from 2008 to 2013. In the analysis of these articles, we have considered the assumptions of Bakhtin (2000, 2009), Bakhtin and Volochinov (2009), Bronckart (1999, 2006) and Dolz and Schneuwly (2004). The results showed that scientific articles constitute a complex and polyphonic genre. In order to produce a text which is adequate for publishing,
the dialogue between the genre in question and other texts needs to be fully apprehended by the writer.
Keywords: scientific article; textual genre; academic literacy; didactic model.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.