O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.87Keywords:
modelo didático, comentário jornalístico, capacidades de linguagemAbstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo. Este trabalho é um recorte feito a uma pesquisa de mestrado intitulada “O modelo didático do comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática” que visou à identificação das características definidoras do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida, em 2008, em uma escola pública do estado de Mato Grosso.
Palavras-chave: modelo didático; comentário jornalístico; capacidades de linguagem.
The textual genre radio journalistic comment in teaching oral: elaboration process of a didactic model
Abstract
This article aims to present the process of elaboration of a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, drew up through the analysis of copies of this genre under the interactionism sociodiscursive theoretical-methodological basis. This work is a master's degree research outline entitled "The didactic model of the radio journalistic comment: a necessary stage for the didactic intervention" that aimed the identification of the defining characteristics of this genre with didactic objectives, in order to propiciate the development of the
language capacities with students from the eight and ninth years at the primary school who participated of a radio project proposal developed in 2008 at a state school from Mato Grosso State.
Key-words: didactic model; journalistic comment; language capacities.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.