Ensino de sociologia e relativismo epistêmico
fissuras conceituais e concepção de ser humano que favorecem os interesses dos reformadores da educação
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1840Palavras-chave:
Ensino Médio, Ciências Humanas, BNCC, Multiculturalismo, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O artigo baseou-se em pesquisa teórica e documental sobre a concepção de ser humano que orienta conteúdos da disciplina Sociologia no Ensino Médio. Aventou-se a hipótese de convergência entre pressupostos relativistas e finalidades pragmáticas dos reformadores empresariais da educação. Para isso, tomou-se como objetos a BNCC, o Currículo Paulista e o multiculturalismo. O corpus foi constituído pela pesquisa documental e submetido às categorias de análise a partir do conceito marxista de essência humana. Os resultados constataram uma concepção de mundo pós-moderna que preenche as fissuras conceituais intencionalmente criadas pelo instrumento burocrático e parasitário burguês, constituindo-se em mecanismo sofisticado, que favorece os interesses dos reformadores da educação nesses documentos.
Palavras-chave: Ensino Médio. Ciências Humanas. BNCC. Multiculturalismo. Pedagogia Histórico-crítica.
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