Os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

a materialização da miséria intelectual imposta pelo “novo” Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1825

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Ensino Médio, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O artigo analisa a implantação da contrarreforma do “novo” Ensino Médio, com ênfase na análise de conteúdo de um livro didático aprovado para ser utilizado nessa etapa da educação. O conteúdo analisado versa sobre as relações entre meio ambiente e comunidades tradicionais no Brasil. O referencial teórico-metodológico utilizado na pesquisa está vinculado à Pedagogia Histórico-crítica em seus vínculos com a tradição marxista e com a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. O texto conclui que os livros didáticos do “novo” Ensino Médio materializam as perspectivas políticas do empresariado nacional, pois estas objetivam a formação do sujeito neoliberal acrítico e apto a se adaptar ao mercado.

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Biografia do Autor

Pedro Otávio Carvalho Fernandes, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Mestre em Educação e Graduado em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) . Professor da educação básica em história da rede pública estadual de Minas Gerais. 

 

Olavo Pereira Soares, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

 Doutorado em Educação pela Universidade São Paulo (USP). Professor Adjunto na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). 

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

Fernandes, P. O. C., & Soares, O. P. (2024). Os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas : a materialização da miséria intelectual imposta pelo “novo” Ensino Médio . Horizontes, 42(1), e023143. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1825

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica