As reformas estruturais do capitalismo na educação escolar e as disputas em torno do projeto de Ensino Médio

a lei n˚ 13.415/2017 em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1804

Palavras-chave:

Crise estrutural do capital, Educação, Lei n.º 13.415/2017, Novo Ensino Médio, Reformas

Resumo

O artigo debate as reformas estruturais do capitalismo na educação escolar, com ênfase nas disputas que resultam no projeto do Novo Ensino Médio, implementado no Brasil por meio da Lei n.º 13.415/2017. Analisa-se a relação entre os direcionamentos empresariais capitalistas e a atual lei que reforma o Ensino Médio. Diante das recentes disputas em torno da formação da juventude, é imprescindível revelar os interesses que moldam o processo formativo escolar dos sujeitos. A base está no materialismo histórico dialético. Esse método permite enxergar os fatos para além da aparência imediata do real. Como considerações, o artigo entende que a citada Lei resulta de um projeto de rebaixamento da formação da juventude, que atende às necessidades do modo de produção capitalista, em crise profunda.

Palavras-chave: Crise Estrutural do Capital. Educação. Lei n.º 13.415/2017. Novo Ensino Médio. Reformas.

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Biografia do Autor

Deribaldo dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UE

Layslândia de Souza Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UECE. Mestra em Educação e Ensino pelo MAIE/UECE. Graduada em Pedagogia pela UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho Educação, Estética e Sociedade (GPTREES) e colaboradora do Laboratório de Pesquisas Sobre Políticas Sociais do Sertão Central (LAPPS). Professora Efetiva da Educação Básica na cidade de Quixadá-Ce.  

Jefferson Nogueira Lopes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando em Educação pelo PPGE/Uece. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Membro do Grupo de Estudos sobre o Método em Marx (GEMMARX). 

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Publicado

11-09-2024

Como Citar

Santos, J. D. G. dos, Santos, L. de S., & Lopes, J. N. . (2024). As reformas estruturais do capitalismo na educação escolar e as disputas em torno do projeto de Ensino Médio: a lei n˚ 13.415/2017 em debate. Horizontes, 42(1), e023117. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1804

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica