Planejamento coletivo das Feiras das Ciências na perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1725Palavras-chave:
Feira, Ciências, Interdisciplinaridade, Narrativas, MemóriasResumo
O objetivo deste trabalho é compreender como ocorre o planejamento coletivo de professores da Educação Básica atuantes nas Feiras das Ciências por meio da perspectiva interdisciplinar. Neste recorte de dissertação de mestrado, utiliza-se a pesquisa narrativa como metodologia de pesquisa, analisando as narrativas e memórias sobre as Feiras de professores da Educação Básica. Além disso, em nosso referencial, aprofundamos o entendimento sobre as Feiras e a Interdisciplinaridade. Emprega-se cartas como instrumento de coleta de informações que compõem os textos de campo. Para a realização de Feiras das Ciências sob a perspectiva interdisciplinar, que proporcionem o diálogo entre diferentes participantes e saberes, faz-se necessário fomentar oportunidades de formação docente.
Palavras-chave: Feira. Ciências. Interdisciplinaridade. Narrativas. Memórias.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. R. de. Entre sonhos e realidades: a auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza. 2017. 155 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
BICUDO, M. A. V. A pesquisa interdisciplinar: uma possibilidade de construção do trabalho científico /acadêmico. Educação, Matemática, Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 137-150, 2008.
CLANDININ, D. J.; CONNELY, E. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU- Uberlândia: EDUFU, 2011.
DORNELES, A. M. Rodas de investigação narrativa na formação de professores de Química: pontos bordados na partilha de experiências. 2016. 113f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18. ed. - Campinas: Papirus, 2012.
FAZENDA, I. C. A.; TAVARES, D. E.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. São Paulo: Papirus, 2015.
GALLON, M. da S.; SILVA, J. Z. da; NASCIMENTO, S. S. do; FILHO, J. B. da R. Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista Insignare Scientia. Cerro Largo, v. 2, n. 4., p. 180-197, 2019.
GONÇALVES, T. V. O. Feiras de ciências e formação e professores. 1 ed. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008. p. 207-215.
GUIDOTTI, C. dos S.; ARAUJO, R. dos R. de. Potencialidades da formação continuada para professores sobre Feiras e Mostras científicas no contexto online. In: GUIDOTTI, C. dos S.; ARAUJO, R. R. Memórias, práticas e relatos de professores sobre feiras e mostras científicas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2021.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. ( Magistério 2º grau, Formação de professor).
LIMA, M. E. C. Feiras de Ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2008. p. 195-205.
MELLO, D. M. de. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa no curso de letras. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de pós-graduados Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
POMBO, O. Epistemologia da Interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v.10, n.1- p.9-40, 2008.
RESENDE, L. M. G. de. Paradigma- Relações de Poder- Projeto político-pedagógico: Dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 20 ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. p. 53-94 (Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
SILVA, C. B. C. da; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. Feiras de Ciências no Brasil: panorama, resultados e recomendações. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 40, n. 2, p. 231-261, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e87176
SILVA, C. M. da. Narrativas de Experiência com a Pesquisa como Princípio Educativo – da Educação Infantil à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2021. 206 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 20 ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tauana Pacheco Mesquita, Rafaele Rodrigues de Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.