Concepções e práticas da autoavaliação na Educação Profissional e Tecnológica:
o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Ifam (2012/2023)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1697Palavras-chave:
Autoavaliação, Instituto Federal do Amazonas, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Busca-se apresentar uma discussão acerca da autoavaliação da Educação Profissional e Tecnológica em nível de graduação realizada pela Comissão Própria de Avaliação do Ifam entre os anos de 2012 e 2023, para identificar as concepções e práticas dessa comissão e as possíveis reverberações (ou não) desse processo no planejamento estratégico da gestão e das práticas pedagógicas. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e debruçou-se sobre o conjunto de normas que regula a autoavaliação institucional e os relatórios parciais e integrais produzidos pela Comissão Própria de Avaliação. As incursões permitem perceber a autoavaliação institucional como um processo em construção, a ser efetivamente incorporado no Ifam e na gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Ifam.
Downloads
Referências
ALVES, M. C. Custo amazônico: os desafios para empreender na região mais verde do Brasil. 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Economia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
BRANDALISE, M. A. T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 315-330, 2010. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.13i2.0008
BRANDALISE, M. A. T. Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, p. 55-74, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.41446
BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 30 set. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 30 set. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em
de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais
de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto
Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, 2016.
CUNHA, A. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.
DAMBROS, M.; MUSSIO, B. R. Política educacional brasileira: a reforma dos anos 90 e suas implicações. In: ANPED Sul, 10., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UDESC, 2014. p. 1-15.
FERREIRA, A. Autoavaliação institucional: a realidade da CPA na prática do SINAES. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Universidade do Pará, Belém, 2013.
GRIBOSKI, C. M.; PEIXOTO, M. do C. de L.; HORA, P. M. da. Avaliação externa, autoavaliação e o PDI. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 178-197, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100010
INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. Nota Técnica nº 65-CONAES-DAES-INEP. 2014. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/cpa/documentos/nota-tecnica-no-65-conaes-daes-inep.pdf/view. Acesso em: 23 set. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. O IFAM e sua trajetória histórica: da gênese a fase atual. Portal do IFAM. [20--]. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/campus/cmc/institucional/a-instituicao-1. Acesso em: 30 set. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Regimento Geral. 2011. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/arquivos/regimento-ifam/regimento_geral_publicado_no_dou_-2.pdf/view. Acesso em: 8 ago. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório de Autoavaliação Institucional – 2012. Manaus: CPA/IFAM, 2013.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Conselho Superior (CONSUP). Resolução n.o 61 – CONSUP/IFAM, de 13 de novembro de 2017. 2017a. Disponível em: http://200.129.168.182:4030/projects/cgsk/documents. Acesso em: 30 set. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório de Autoavaliação Institucional – triênio 2015/2017. Manaus: CPA/IFAM, 2017b.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório de Autoavaliação Institucional – triênio 2018/2020. Manaus: CPA/IFAM, 2021a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Reitor do IFAM participa de um dos maiores eventos de sustentabilidade da Europa. Notícias. Portal do IFAM. 2021b. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/noticias/reitor-do-ifam-participa-de-um-dos-maiores-eventos-de-sustentabilidade-da-europa. Acesso em: 30 set. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2022. Manaus: CPA/IFAM, 2023a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relato Institucional – 2023. Manaus: CPA/IFAM, 2023b.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota Técnica nº 14/2014- CGACGIES/DAES/INEP/MEC. Brasília: MEC/INEP, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/nota_tecnica/2014/nota_tecnica_n14_2014.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.
MARTINS, J. S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: HUCITEC, 1997.
NADAI, V. P.; MAURER, R. F. Conceito de fronteira: uma análise geopolítica e global. In: SIEPE, 9., 2017, Santana do Livramento. Anais [...]. Santana do Livramento: UNIPAMPA, 2017. p. 1-3.
RIBEIRO, R. B. S. Nível de maturidade do processo de autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Métodos em Gestão e Avaliação) – Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
ROCHA, M. O campo da avaliação: histórico e conceito. 2011. Disponível em: http://grad.nead.ufsj.edu.br/Pedag/disciplinas/index.php?secao=ver_unidade&id_conteudo=330&id_disciplina=24&id_unidade=67. Acesso em: 29 set. 2023.
SANT’ANA, W. P.; ANDRADE, L. M.; NOZAKI, L. M. de M.; CASTRO, M. A. D. R. de; DIAS, L. C. de O. Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos. Educitec, Manaus, v. 4, n. 8, p. 357-376, 2018. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.426
SILVA, J. R. C. O processo de autoavaliação em um instituto federal de ensino: uma análise com base na gestão do conhecimento e na teoria institucional. 2019. 208 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo de Oliveira Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.