Concepções e práticas da autoavaliação na Educação Profissional e Tecnológica:

o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Ifam (2012/2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1697

Palavras-chave:

Autoavaliação, Instituto Federal do Amazonas, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Busca-se apresentar uma discussão acerca da autoavaliação da Educação Profissional e Tecnológica em nível de graduação realizada pela Comissão Própria de Avaliação do Ifam entre os anos de 2012 e 2023, para identificar as concepções e práticas dessa comissão e as possíveis reverberações (ou não) desse processo no planejamento estratégico da gestão e das práticas pedagógicas. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e debruçou-se sobre o conjunto de normas que regula a autoavaliação institucional e os relatórios parciais e integrais produzidos pela Comissão Própria de Avaliação. As incursões permitem perceber a autoavaliação institucional como um processo em construção, a ser efetivamente incorporado no Ifam e na gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Ifam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Oliveira Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Editor Executivo da Revista Igapó, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica - PPGI/IFAM. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI/IFAM/Campus Avançado Iranduba e Subcoordenador do NEABI Sistêmico - PROEX/IFAM. 

Referências

ALVES, M. C. Custo amazônico: os desafios para empreender na região mais verde do Brasil. 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Economia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.

BRANDALISE, M. A. T. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 315-330, 2010. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.13i2.0008

BRANDALISE, M. A. T. Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 1, p. 55-74, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.41446

BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 30 set. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 30 set. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em

de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais

de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto

Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, 2016.

CUNHA, A. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.

DAMBROS, M.; MUSSIO, B. R. Política educacional brasileira: a reforma dos anos 90 e suas implicações. In: ANPED Sul, 10., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UDESC, 2014. p. 1-15.

FERREIRA, A. Autoavaliação institucional: a realidade da CPA na prática do SINAES. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Universidade do Pará, Belém, 2013.

GRIBOSKI, C. M.; PEIXOTO, M. do C. de L.; HORA, P. M. da. Avaliação externa, autoavaliação e o PDI. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 1, p. 178-197, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100010

INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. Nota Técnica nº 65-CONAES-DAES-INEP. 2014. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/cpa/documentos/nota-tecnica-no-65-conaes-daes-inep.pdf/view. Acesso em: 23 set. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. O IFAM e sua trajetória histórica: da gênese a fase atual. Portal do IFAM. [20--]. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/campus/cmc/institucional/a-instituicao-1. Acesso em: 30 set. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Regimento Geral. 2011. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/arquivos/regimento-ifam/regimento_geral_publicado_no_dou_-2.pdf/view. Acesso em: 8 ago. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório de Autoavaliação Institucional – 2012. Manaus: CPA/IFAM, 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Conselho Superior (CONSUP). Resolução n.o 61 – CONSUP/IFAM, de 13 de novembro de 2017. 2017a. Disponível em: http://200.129.168.182:4030/projects/cgsk/documents. Acesso em: 30 set. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório de Autoavaliação Institucional – triênio 2015/2017. Manaus: CPA/IFAM, 2017b.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório de Autoavaliação Institucional – triênio 2018/2020. Manaus: CPA/IFAM, 2021a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Reitor do IFAM participa de um dos maiores eventos de sustentabilidade da Europa. Notícias. Portal do IFAM. 2021b. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/noticias/reitor-do-ifam-participa-de-um-dos-maiores-eventos-de-sustentabilidade-da-europa. Acesso em: 30 set. 2023.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2022. Manaus: CPA/IFAM, 2023a.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Comissão Própria de Avaliação. Relato Institucional – 2023. Manaus: CPA/IFAM, 2023b.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota Técnica nº 14/2014- CGACGIES/DAES/INEP/MEC. Brasília: MEC/INEP, 2014. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/nota_tecnica/2014/nota_tecnica_n14_2014.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.

MARTINS, J. S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: HUCITEC, 1997.

NADAI, V. P.; MAURER, R. F. Conceito de fronteira: uma análise geopolítica e global. In: SIEPE, 9., 2017, Santana do Livramento. Anais [...]. Santana do Livramento: UNIPAMPA, 2017. p. 1-3.

RIBEIRO, R. B. S. Nível de maturidade do processo de autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Métodos em Gestão e Avaliação) – Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

ROCHA, M. O campo da avaliação: histórico e conceito. 2011. Disponível em: http://grad.nead.ufsj.edu.br/Pedag/disciplinas/index.php?secao=ver_unidade&id_conteudo=330&id_disciplina=24&id_unidade=67. Acesso em: 29 set. 2023.

SANT’ANA, W. P.; ANDRADE, L. M.; NOZAKI, L. M. de M.; CASTRO, M. A. D. R. de; DIAS, L. C. de O. Reflexões sobre organização e gestão na educação profissional e tecnológica: uma análise dos elementos históricos e sociológicos. Educitec, Manaus, v. 4, n. 8, p. 357-376, 2018. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.426

SILVA, J. R. C. O processo de autoavaliação em um instituto federal de ensino: uma análise com base na gestão do conhecimento e na teoria institucional. 2019. 208 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

27-09-2024

Como Citar

de Oliveira Nascimento, P. (2024). Concepções e práticas da autoavaliação na Educação Profissional e Tecnológica: : o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Ifam (2012/2023) . Horizontes, 42(1), e023123. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1697