A hermenêutica do si-mesmo na efetivação da linguagem docente
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1633Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Docente, Ação linguística, Si-mesmo, HermenêuticaResumo
O trabalho utiliza os conceitos de si-mesmo e reconhecimento de Paul Ricoeur para analisar a linguagem docente sob uma perspectiva hermenêutica diante da violência escolar. Destaca a importância de transcender a subjetividade para estabelecer uma relação intersubjetiva saudável, o que exige uma predisposição para repensar o eu. O estudo referencia a tragédia de Antígona e a filosofia da linguagem para ampliar o cultivo da humanidade na Educação. Enfatiza a necessidade de uma abordagem ética na prática pedagógica, incluindo compreensão de si, relação interpessoal, expressão respeitosa e reconhecimento mútuo. Destaca a importância do “poder-dizer”, o que requer uma reformulação dos fundamentos educacionais para promover o reconhecimento mútuo, evitando, assim, a violência.
Palavras-chave: Filosofia da Educação. Docente. Ação linguística. Si-mesmo. Hermenêutica.
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