Narrativas docentes sobre a dinâmica de (re)produção das queixas escolares
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1565Resumo
Este trabalho procura discutir narrativas de professoras sobre as relações interpessoais que engendram o processo de (re)produção das queixas escolares. Para tanto, sustentou-se nos pressupostos da psicologia histórico-cultural fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os caminhos trilhados seguem os do estudo do tipo etnográfico, com a observação participante articulada à promoção de entrevista. Os resultados indicam elementos que tendem a reproduzir as visões simplificadoras e unilaterais que incidem no processo de naturalização e individualização das dificuldades escolares. Percebeu-se a coexistência da necessidade de considerar as mediações e as contradições envolvidas nas inter-relações forjadas entre escola, estudante e família, em condições histórico-sociais concretas.
Palavras-chave: Queixas escolares; Psicologia Histórico-Cultural; Narrativas; Docência
Downloads
Referências
ANDRADE, D. B. S. F. Rede de apoio à infância: interfaces com a Psicologia e Pedagogia. 2019. Projeto de Extensão (Sistema de Extensão) ‒ Coordenação de Extensão, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 9. ed. Campinas: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).
CURY, D. G.; SILVA, S. M. C. Relações entre docentes e estudantes na educação superior vistas por meio da reprovação: caminhos para organização do psicólogo. In: SILVA, S. M. C.; LEAL, Z. F. R. G; FACCI, M. G. D. (org.). A Psicologia Escolar e o ensino superior? Debates contemporâneos. Curitiba: CRV, 2020. p. 74-94.
DARDOT, P.; LAVAL, P. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DIAS, L. C. D. Considerações acerca do transtorno de conduta. 2012. 19 f. Monografia (Especialização em Psicologia) ‒ Curso de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
GOFFMAN, E. Estigma. Notas sobre a manipulação da Identidade Deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MELLO, S. L. de. Classes populares, família e preconceito. Psicologia USP, São Paulo, v. 3, n. 1-2, p. 123-130, 1992.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. São Paulo: EDUC, 1999.
PASQUALINI, J. C. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) ‒ Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 2006.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Entremeios, 2015.
SANTOS, R. C. A dinâmica de (re)produção das queixas escolares e suas implicações nos modos de ser ético-moral segundo significações de crianças. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) ‒ Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
SAVIANI, D. Infância e pedagogia histórico-crítica. In: GALVÃO, A. C. (org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2020. (Coleção Educação Contemporânea). p. 245-277.
SOUZA, B. P. Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo II. Madrid: Visor, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Texto original de 1923-1924.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução de Claudia da Costa Guimarães Santana. Organização e Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. Rio de Janeiro: Epapers, 2018. Trabalho original publicado em 1896-1934.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ruzia Chaouchar Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.