Rodas de conversa feminista com alunas em cumprimento de medida socioeducativa de internação: tecendo sentidos e significados sobre o heteropatriarcado racista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1530

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar uma experiência docente desenvolvida com adolescentes acauteladas em uma unidade socioeducativa feminina no Distrito Federal. Denominada Rodas de Conversa Feminista, a experiência consistiu na realização de rodas de conversa como metodologia para o diálogo sobre o heteropatriarcado racista. Participaram a docente-pesquisadora e seis alunas entre 13 e 17 anos de idade. Como resultado, observou-se que a sala de aula, ao se transformar em espaço de escuta e acolhimento, favoreceu o engajamento das alunas no feminismo interseccional. Da mesma forma, foi um espaço-tempo oportuno para a conscientização de nosso potencial de atuação político-pedagógica feminista nos contextos socioeducativos, em específico, e sociais, de modo geral.

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Biografia do Autor

Daniela Lemos Pantoja Costa, Universidade de Brasília

n

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). Pós-doutora em Sciences de l’Education pela Universidade Paris V, René Descartes (2010). Pós-Doutorado Université Bourgogne Franche-Comté - UBFC, UBFC, França (2022). Professora associada I da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia.

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Publicado

15-09-2023

Como Citar

Costa, D. L. P., & Pedroza, R. L. S. . (2023). Rodas de conversa feminista com alunas em cumprimento de medida socioeducativa de internação: tecendo sentidos e significados sobre o heteropatriarcado racista . Horizontes, 41(1), e023030. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1530