Ideias de Anísio Teixeira sobre educação e cultura em jornais do Alto Sertão da Bahia, na primeira metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1386Resumo
O objetivo do estudo foi mapear ideias sobre educação e cultura defendidas por Anísio Teixeira e divulgadas no jornal A Penna, em Caetité, BA, no início do século XX. Tomou-se o impresso como fonte de busca e objeto de investigação, para uma pesquisa histórica e fundamentada ‒ teórica e metodologicamente ‒ na cultura escrita e na história da educação. Os resultados evidenciaram como Teixeira, desde a infância, já se destacava na escola e nos textos publicados no impresso O Bem-ti-vi, do qual era um dos redatores. No jornal A Penna, identificaram-se, ainda, as mudanças ocorridas com o educador, que passou de defensor da estreita relação entre a Igreja Católica e a escola no processo educativo a opositor do pragmatismo dos jesuítas em detrimento do pragmatismo liberal do filósofo John Dewey.
Downloads
Referências
AGUIAR, L. A. “Agora um pouco da política sertaneja”: trajetória da família Teixeira no alto sertão da Bahia (Caetité–1885–1924). 201. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2011. Disponível em: https://estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/AGUIAR_AGORA-UM-POUCO-DE-POL%C3%8DTICA-SERTANEJA_TRAJETORIA-DA-FAMILIA-TEIXEIRA.pdf Acesso em: 19 jan. 2023.
BOURDIEU, P. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
CARNEIRO, G. A. P. De pennas vacillantes em mãos infantis à produção do jornal O Bem-ti-vi: culturas do escrito e crianças de elite em Caetité, BA (1899-1914). 2021. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/37451 Acesso em: 18 jan. 2023.
CHARTIER, R. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antônio Saborit. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Unesp, 2002.
FERNANDES, F.; REIS, J. M. O teatro como modo de educação e participação nas culturas do escrito em Caetité-Bahia, no início do século XX. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 31, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3774 Acesso em: 19 jan. 2023.
FERREIRA NETO, C. A. Motricidade e jogo na infância. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
GALVÃO, A. M. de O. História das culturas do escrito: tendências e possibilidades de pesquisa. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
GALVÃO, A. M. de O.; SOUZA, M. J. F.; MELO, J. F. de; RESENDE, P. C. de (org.). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
GUMES, J. A. S. 2 de julho. 1823 1923. A Penna, Caetité, p. 1, 2 jul. 1923.
GUMES, J. A. S. Brilhante commemoração de 7 de setembro. As festas na E. Normal. Os escoteiros de Caculé e de Caetité. A Penna, Caetité, p. 1, 20 set. 1928a.
GUMES, J. A. S. Comentarios. A Penna, Caetité, p. 4, 22 nov. 1928b.
GUMES, J. A. S. Dr Anisio Spinola Teixeira. Director Geral da Instrucção. A Penna, Caetité, p. 1, 6 set. 1928c.
GUMES, J. A. S. Escola Normal já tem professora de música. A Penna, Caetité, p. 2, 10 mar. 1928d.
GUMES, J. A. S. Instituto S. Luiz. Resultado dos exames feriaes. A Penna, Caetité, p. 7, 5 dez. 1913.
GUMES, J. A. S. Instituto S. Luiz Gonzaga. Solemne premiação. A Penna, Caetité, p. 1, 23 mai. 1914.
JOHN DEWEY. In: eBiografia. 7Graus. 2023. Disponível em: https://www.ebiografia.com/john_dewey/ Acesso em: 8 jul. 2021.
MILAGRES, P.; SILVA, C. F. da; KOWALSKY, M. O higienismo no campo da Educação Física: estudos históricos. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 54, p. 160-176, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p160 Acesso em: 19 jan. 2023.
NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira República. São Paulo: E.P.U., 1974.
NUNES, C. Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos. Educação e Sociedade, v. 21, n. 73, dez. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400002 Acesso em: 19 jan. 2023.
ORIÁ, R. Construindo o Panteão dos Heróis Nacionais: monumentos à República, rituais cívicos e o ensino de História. Revista História Hoje, v. 3, n. 6, p. 43-66, 2014. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/137/106 Acesso em: 8 de jul. de 2021.
PALLARES-BURKE, M. L. G. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 104, p. 144-161, jul./out. 1998. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/723 Acesso em: 9 jul. 2021.
REIS, J. P. M. Instâncias formativas, modos e condições de participação nas culturas do escrito: O caso de João Gumes (Caetité-BA, 1897-1928). 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CLLBM Acesso em: 10 set. 2021.
ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil (1930-1937). 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
SANTOS, H. L. Caetité: pequenina e ilustre. 2. ed. Brumado: Tribuna do Sertão, 1997.
SANTOS, P. H. D. Légua tirana: sociedade e economia no alto sertão da Bahia. 2014. 334 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06012015-184410/pt-br.php Acesso em: 10 jan. 2023.
SILVEIRA, D. Discurso da professora Dalcy Silveira em homenagem ao Diretor da Escola Normal, Edgard Pitangueira. A Penna, Caetité, p. 4, 22 nov. 1928.
SPAGNA, E. de O.; SILVA, V. da C. O processo de escolarização do Distrito Federal na década de 1960: o que dizem os jornais. In: SILVA, F. T.; VILLAR, J. L.; BORGES, L. F. (org.). História e Historiografia da Educação Brasileira: teorias e metodologias de pesquisa. Curitiba: Appris, 2020.
TAVARES, L. H. D. A independência do Brasil na Bahia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
TEIXEIRA, A. S. A educação que nos convém. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 54, p. 16-33, abr./jun. 1954. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livro8/educacaoquenosconvem.html Acesso em: 8 jul. 2021.
TEIXEIRA, A. S. A formação da nacionalidade. A Penna, Caetité, p. 1, 2 jul. 1923.
TEIXEIRA, A. S. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959. Disponível em: www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/cecr.htm Acesso em: 16 jul. 2021.
TEIXEIRA, A. S. Educação não é privilégio. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ,
Publicação original em 1957.
TEIXEIRA, A. S. Educação - problema da formação nacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 70, p. 21-32, abr./jun. 1958. Disponível em: www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/educacao.html Acesso em: 10 jul. 2021.
TEIXEIRA, A. S. Villa-Lobos nas escolas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 36, n. 84, p. 186-187, out./dez. 1961. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/vilalobos.html Acesso em: 17 jul. 2021.
TEIXEIRA, B. C. M.; SOUSA, M. A. S. de. História, memória, educação e sertões no jornal A Penna (Bahia, 1897-1930). Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 10, n. 1, p. 519-534, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3683/3420 Acesso em: 10 jul. 2021.
VIDAL, D. G. Escola Nova e Processo Educativo. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (org.). 500 Anos de Educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francielly Keyse Martins Fernandes, Joseni Pereira Meira Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.