Human and social sciences in the new high school on the route of ultraliberalism and neoconservatism

the particularity of Rio de Janeiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1838

Keywords:

Novo Ensino Médio, Rio de Janeiro, Pedagogia Histórico-Crítica, Reestruturação produtiva, Reformas empresariais da educação

Abstract

The article aims to discuss the implications for the training of young people regarding the reduction of the Humanities and Social Science's workload in the New High School implemented by the State Department of Education of Rio de Janeiro. It analyzes the curriculum matrix and the Catalog of Training Itineraries in force in the state network since 2022, in light of the historical-dialectical materialism method and Historical-Critical Pedagogy. By privileging the Pedagogy of Skills, creating new curricular components, such as Entrepreneurship and Life Project, and reducing the space of Human and Social Sciences, this project meets the neoliberal agenda, with the training of the worker required in the flexible accumulation regime, and the neoconservative agenda, with its attack on critical education and scientific thought.

Keywords: New High School. Rio de Janeiro. Historical-Critical Pedagogy. Productive Restructuring. Business Education Reforms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pós-doutorando em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutor em Politicas Púbicas e Formação Humana (UERJ, Professor Associado da Faculdade de Educação (UERJ), Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Politicas Púbicas e Formação Humana (PPFH-UERJ).

Leonardo Kaplan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação, licenciado em Ciências Biológicas e bacharel em Ciências Biológicas - modalidade Ecologia. Professor Adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação da UERJ (DEAE/EDU/UERJ). 

José Carlos Lima de  Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminsense (UFF), Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

References

ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

BARBOSA, C. S. A farsa que se repete: ataque ao “marxismo cultural” e à educação crítica no Governo Bolsonaro. Confluenze. Rivista di Studi Iberoamericani, v. 13, n. 1, p. 226–253, 2021. DOI: https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/13093

BARBOSA, C. S.; MADEIRA, F. C. Privatização do Currículo e Fomento ao Empreendedorismo Juvenil. Revista FAEEBA, v. 32, p. 175-196, 2023. DOI https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p175-196

BRASIL. Balança Comercial Preliminar Parcial do Mês, 2023. Disponível em: https://balanca.economia.gov.br/balanca/pg_principal_bc/principais_resultados.html Acesso: 25 dez. 2023.

DUARTE, N. “Um montão de amontoado de muita coisa escrita”. Sobre o alvo oculto dos ataques obscurantistas ao currículo escolar. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D. de; ORSO, P. J. (orgs). A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 31-46.

FREITAS. L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FUNDAÇÃO LEMANN. Projeto de vida. Análise do papel das escolas na vida dos jovens ressalta desconexão entre o que é ensinado na escola e o que é exigido depois dela. fev. 2018. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/materiais/projeto-de-vida Acesso: 20 fev. 2024

GAWRYSZEWSKI, B.; FIGUEIRA, G. A.; LAMARÃO, M.; BOVOLENTA, M. B.; MENDES, M. Formação da classe trabalhadora. In: LEHER, R. (org.). Educação no governo Bolsonaro. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 77-98.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2023 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. 152 p. : il. - (Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296; n. 53).

JESUS, L. A. F. de; SANTOS J. dos; ANDRADE, L. G. da S. B. Aspectos gerais da pedagogia histórico-crítica. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 1, p. 71-86, 2019. DOI: https://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p175-196

KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723

LÉLIS, L. S. C.; HORA, D. L. A organização do trabalho pedagógico na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Holos, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13424

MARTINS, L. M.; PASQUALINI, J. C. O currículo escolar sob enfoque histórico-crítico: aspectos ontológico, epistemológico, ético-político e pedagógico. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p.23-37, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8280

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1978.

MARX, K. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2014.

MOEHLECKE, S. Políticas de educação integral para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: uma ampliação do direito à educação? Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 145-169, jan./abr. 2018.

MOTTA, V. C.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.417/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v.38, n. 139, abr./jun., p. 355-372, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606

NACIF, P. G; SILVA FILHO, P. A educação brasileira na mira do obscurantismo e Estado mínimo. In: VARIOS AUTORES (coord.) Brasil: incertezas e submissão? São Paulo, Fundação Perseu Abramo, p. 231-249, 2019. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2019/09/Brasil-incertezas-e-Submiss%C3%A3o-Epub1.pdf. Acesso em: 5 mar. 2024

OSORIO, J. América Latina: o novo padrão exportador de especialização produtiva - estudo de cinco economias da região. In: FERREIRA, C.; OSORIO, J.; LUCE, M. (orgs.). Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo: Boitempo, 2012. p. 103-133.

OSORIO, J. Capitalismo, Estado y sistema mundial: contradicciones económicas y políticas. Crítica Marxista, n. 44, p. 73-85, 2017. DOI: https://doi.org/10.53000/cma.v24i44.19116

PEREIRA, N. S. O programa Dupla Escola: estudo crítico sobre parceria público- privada e o ensino profissionalizante no Estado do Rio de Janeiro. In: JORNADA INTERNACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS, 7. 2015. Anais[...] Universidade Federal do Maranhão, 2015. Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo13/o-programa-dupla-escola-estudo-critico-sobre-parceria-publico-privada-e-o-ensino-profissionalizante-no-estado-do-rio-de-janeiro.pdf Acesso em: 6 mar. 2024.

RAMOS, M. N. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde, v.1, n.1, p.93-114, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100008

RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto estadual nº 25.959, de 12 de janeiro de 2000. Institui o Programa Estadual de Reestruturação da Educação Pública – Programa Nova Escola e dá outras providências. Rio de Janeiro: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/decreto-que-institui-o-programa-estadual-de-reestruturacao-da-educacao-publica-programa-nova-escola-do-estado-do-rio-de-janeiro,60d96037-5594-48e3-9734-de812d986089. Acesso em: 20 fev. 2024.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEEDUC n.º 5424, de 02 de maio de 2016. Estabelece o conceito para a implementação do Programa de Educação Integral, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências. Diário oficial [do] Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 03 maio 2016.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEEDUC n.º 6.035, de 28 de janeiro de 2022. Fixa diretrizes para implantação das Matrizes Curriculares para a Educação Básica nas unidades escolares da rede pública e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, ano XLVIII, n. 23, parte 1, Rio de Janeiro, p. 17, 4 fev. 2022a.

RIO DE JANEIRO. (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Catálogo de Itinerários Formativos. Rio de Janeiro, 2022b. Disponível em: https://novoensinomedio.educacao.rj.gov.br/pdfs/catalogo-if.pdf Acesso em: 21 set. 2023.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Novo Ensino Médio – Plano de Implementação. Rio de Janeiro, 2022c. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio-descontinuado/pdfs/PLIRJ.pdf Acesso em: 21 set. 2023.

SANTOS JÚNIOR C. de L. A pedagogia histórica–crítica e o papel da escola e do professor: elementos para pensar a escola da transição In: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. de M. Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. p. 49-64.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1988.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n.1, p. 131-152, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SAVIANI, D. Escola e democracia. Ed. Comem. Campinas/SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Educação em diálogo. Campinas/SP: Autores Associados, 2011.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documento. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jul./dez. 2005.

TSE-TUNG, M. Sobre a prática e sobre a contradição. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

Published

2024-10-21

How to Cite

Barbosa, C. S., Kaplan, L., & Souza,J.C.L.de . (2024). Human and social sciences in the new high school on the route of ultraliberalism and neoconservatism: the particularity of Rio de Janeiro. Horizontes, 42(1), e023129. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1838

Issue

Section

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica