History and Literacy:
possible articulations from the contributions of Elementary School Teachers
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1828Keywords:
Educação Básica, Anos Iniciais, Ensino de História, Alfabetização, Pedagogia Histórico-CríticaAbstract
This text aimed to analyze teachers’ conceptions regarding the possibilities of articulation between history teaching and literacy in the early years of elementary school. The methodology procedures were the formation of a collaborative group of studies gathering teachers who worked in the early years of basic education in a city in the state of São Paulo and semi-structured interviews. The answers were analyzed based on the Historical-Critical Pedagogy reference. We observed the teachers’ concern with the planning of the history subject taught to students in the early years of basic education, despite the interference of the time available to teach this subject due to the students’ preparation for external evaluations. Another aspect observed was the existence of possibilities of articulation between history teaching and the literacy process based on the Historical-Critical Pedagogy from the experiences reported and the specialized literature.
Keywords: Basic Education. Early Years. History Teaching. Literacy. Historical Critical Pedagogy.
Downloads
References
ASSIS, G.A. de; RUCKSTADTER, V. C. M.; NODA, M. Ensino de História na formação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v22i00.8666523
CRUZ, G. T. D. A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimento histórico. In: SOUZA, D. dos S. CRUZ, G. T.D. Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História. Curitiba: IESDE, Brasil S.A., 2009.
DANGIÓ, M. C. S.; MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
DUARTE, N. Educação Escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
DUARTE, N. A Pedagogia Histórico-Crítica e a Formação da Individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.
DUARTE, N. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a Pedagogia Histórico-Crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. 1. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
FONSECA, S. G. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009a.
FONSECA, S. G. É possível alfabetizar sem “história”? Ou ... Como ensinar história alfabetizando? In: FONSECA, S. G. (org.). Ensino fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. Campinas, SP: Átomo & Alínea, 2009b, p.241-266.
FRANCO, A. de F.; MARTINS, L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Goiânia-GO: Phillos Academy, 2021.
GALVÃO, A.C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS. L. M. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
IPAUSSU. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Ipaussu. Ipaussu, SP, 2022. 37 p.
IVO, A. A.; HYPOLITO, Á. M. Políticas gerenciais em educação: efeitos
sobre o trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 365-379, maio/ago. 2015.
MARSIGLIA, A. C. G.; SAVIANI, D. Prática pedagógica alfabetizadora à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 22, n. 1, p. 3-13, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31815
MARTINS, A. S.; PINA, L. D. Mercantilização da educação, escola pública e trabalho educativo: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8657754
MARTINS, L. M.; MARSIGLIA, A.C. G. As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
MARTINS, L. M.; CARVALHO, B.; DANGIÓ, M. C. S. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, maio/ago. 2018. p. 337-346.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MORTATTI, M. do R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo – 1876/1994. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
PAULO NETTO, J.; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.
PASSOS, L. F. Práticas Formativas em Grupos Colaborativos: das ações compartilhadas à construção de novas profissionalidades. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas Inovadoras na Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 165-188.
RAMOS, L. A. A importância do Ensino de História nos Anos Iniciais da Educação Básica: uma articulação entre o Ensino de História, Alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. 179 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná., Jacarezinho, 2022.
RAMOS, L. A; RUCKSTADTER, V. C. M. A importância do ensino de história nos anos iniciais da educação básica: uma articulação entre Ensino de História, Alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPED/UENP, 3, 2021. Anais [...]. Jacarezinho, 2021.
RAMOS, L. A; RUCKSTADTER, V. C. M. Roteiro para organização de Grupos Colaborativos de Estudos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-educacao-tcc-pe/trabalhos-de-conclusao-2022-2/24709-ligia-aparecida-ramos-1/file. Acesso em: 04 out. 2024.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1984.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. 1. reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
SAVIANI, D. Como avançar? Desafios teóricos e políticos da Pedagogia Histórico-Crítica hoje. In: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. de M. (org.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. 1ª Edição Eletrônica. Uberlândia-MG: Navegando Publicações, 2018.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional
Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (org.). A pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
TOTH, D. F. A realidade local como objeto de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 140 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ligia Aparecida Ramos, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Flávio Massami Martins Ruckstadter
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.