The concept of conscience and the teaching of History
a debate on Historical-critical Pedagogy Teaching
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1827Keywords:
Pedagogia Histórico-Crítica, História, Ensino, Consciência, PráxisAbstract
This article discusses the concept of consciousness, carrying out a debate with idealistic thinking, specifically that linked to History Teaching. It is considered important to systematize this category, in its relationship with Historical-Critical Pedagogy, which we consider to be a more appropriate teaching philosophy, if we want to think from the point of view of historical and dialectical materialism. The article debates Jörn Rusen's Didactics and Theory of History, seeking to demonstrate that, if we want to think about the category of consciousness from Historical-Critical Pedagogy, Rüsen's concept of Historical Consciousness proves to be problematic. It is argued that this concept does not allow us to think about the categories of dialectics, praxis and others, important in Marxist analysis and synthesis related to History Teaching.
Keywords: Historical-Critical Pedagogy. History. Teaching. Conscience. Praxis.
Downloads
References
CARDOSO, O. Para uma definição de didática da história. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882008000100008
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
DUARTE, N. Sobre o construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo)
FREITAS, I. A recepção da teoria da história de Jörn Rüsen em periódicos brasileiros especializados (2001-2015). In: OLIVEIRA, M.M.D. de; SANTIAGO JÚNIOR, F. C. F.; LIMA, C. R. C. (orgs.). Jörn Rüsen: teoria, historiografia, didática. Ananindeua: Cabana, 2022.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores associados. 2019.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os Intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v. 2.
HABERMAS, J.. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Imprenta; Tempo Brasileiro, 1997.
HOBSBAWN, E. Sobre História. Trad. Cid Kinpel Moreira. São Paulo: Companhia de Bolso. 1997.
KANT, I. Que significa orientar-se no pensamento? In: KANT, I. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão. Lisboa: 70, 1969. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/kant/1786/mes/pensamento.pdf. Acesso em: 11 set. 2024
LEONTIEV. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo, SP: Centauro, 2004
LEONTIEV, A N. Atividade, consciência e personalidade. Trad. Priscila Marques. Bauru: Mireveja, 2021.
MARTINS, l. M. O desenvolvimento do psiquismo e Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2015.
OLIVEIRA, M.M.D. de; SANTIAGO JÚNIOR, F. C. F.; LIMA, C. R. C. (orgs.). Jörn Rüsen: teoria, historiografia, didática. Ananindeua: Cabana, 2022.
OUTHWAITE, W.. Cultura. In: BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
PROULX, L.; PEREIRA, M. A. Memória e cibercultura: entrevista com Pierre Lévy. Trad. Anderson Fabian Ferreira Higino. Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, v. 4, n. 8, p. 73, s/d. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/entrevista_levy.html. Acesso em: 18 jan. 2023.
RICOUER, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: ed. Unicamp, 2014.
RUBINSTEIN. S. L. Princípios de psicologia general. México: Grijalbo. 1967.
RÜSEN, J. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.
RÜSEN, J. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07-16, jul./dez. 2006.
RÜSEN, J. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: RÜSEN, J. Ensino de História. Curitiba: Editora UFPR., 2010. DOI: http://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
SAVIANI, D. Educação, práxis e emancipação humana. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 5–20, 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p5-20
SCHMIDT, M. A. Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História. Intelligere. Revista de História Intelectual, v. 3, n. 2, out.2017. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2017.127291
VIGOTSKI L. S.; LURIA A. R.; LEONTIEV A. N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luiz Otávio Correa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.