Emptying of objective knowledge and school training for employability
nan analysis based on historical-critical pedagogy
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823Keywords:
Educação Escolar, Conhecimento Objetivo, Relação Público-Privado, Formação Neoliberal, Pedagogia Histórico-CríticaAbstract
This study seeks, through theoretical-bibliographical research, problematizing the relationship between the emptying of objective knowledge in school education and training for employability. The hypothesis is that current Brazilian school education is predominantly directed towards training for the benefit of employability. The objective is at critically explaining assumptions about school education aimed at employability, more precisely about certain hegemonic didactic-pedagogical strategies in favor of the job market. Through historical and dialectical materialism and historical-critical pedagogy, the hypothesis put forward is confirmed, since the advancement of private interests in school education occurs through a promiscuous relationship between public and private.
Keywords: School education. Objective Knowledge. Public-private relationship. Neoliberal reformation. Historical-critical pedagogy.
Downloads
References
BERNARDO SILVA, M. Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre filosofia e história. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 76, p. 199-218, jul./ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63805
BERNARDO SILVA, M. Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores. Linhas Crí¬ticas, Goiânia, v. 29, p. 01-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/lc29202348021
BERNARDO SILVA, M. Educação escolar e precarização do trabalho: uma educação do e para o mercado de trabalho. In: PREVITALI, F. S.; BILIO, M. G. P.; SILVA, M. R. A.; MOREIRA, R. M. M. (Orgs.). Trabalho e Educação sob o neoliberalismo: autonomia ou subordinação? Natal: Editora Amplamente, 2024. p. 71-86.
BOITO JR., A. Estado, política e classes sociais. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
CASIMIRO, F. H. C. A nova direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. 1a ed. 1a reimpr. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
CAVALCANTI, M. T. A Fundação Lemann e a construção do sujeito neoliberal no Brasil (2002-2006). In: VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. (Orgs.). Todos pela educação?: uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas. Curitiba: Aprris, 2020. p. 79-96.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5a ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3a ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
DUARTE, N. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021. p. 87-102.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1a ed. 3a reimpr. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. 5a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
IANNI, O. Estado e capitalismo. 2a ed. rev. ampl. 1a reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2004.
LEHER, R.; LAMARÃO, M. V. M. A disputa pelos recursos educacionais e o movimento Todos pela Educação: antigas e novas formas de privatização. In: VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. (Orgs.). Todos pela educação?: uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas. Curitiba: Aprris, 2020. p. 129-146.
LEHER, R.; SANTOS, M. R. S. Governo Bolsonaro e autocracia burguesa: expressões neofacistas no capitalismo dependente. In: LEHER, R. (Org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 09-42.
LIGUORI, G. Estado. In: LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017. p. 261-264.
MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.
MARTINS, E. M. Todos pela Educação?: como os empresários estão determinando a política educacional brasileira? 1a ed. 1a reimpr. Rio de Janeiro: Lamparina, 2023.
MATTEI, C.; PITTARI, M. Nota à edição brasileira. In: MATTEI, C. A ordem do capital: como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo. São Paulo: Boitempo, 2023. p. 09-15.
NEVES, L. M. W. O neoliberalismo e a redefinição das relações Estado-sociedade. In: NEVES, L. M. W. (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002. p. 105-114.
SAES, D. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. 2a ed. São Paulo: Boitempo, 2023.
SANTOS, S. A.; ORSO, P. J. Base Nacional Comum Curricular – uma base sem base: o ataque à escola pública. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (Orgs.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 161-178.
SAVIANI, D. O Estado e a promiscuidade entre o público e o privado na história da educação brasileira. In: SAVIANI, D. (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2010. p. 17-46.
SAVIANI, D. A lei da educação: LDB: trajetória, limites e perspectivas. 13a ed. rev. atual. ampl. Campinas: Autores Associados, 2016.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6a ed. rev. ampl. Campinas: Autores Associados, 2021a.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12a ed. Campinas: Autores Associados, 2021b.
SAVIANI, D. Em defesa do projeto de formação humana integral para a classe trabalhadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 01, n. 22, p. 01-14, 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13666
SILVA, A. M. Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico. Curitiba: CRV, 2021.
TAVARES, M. A. Informalidade e precarização do trabalho: a nova trama da produção capitalista. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Matheus Bernardo Silva, Alysson Fernandes dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.