Emptying of objective knowledge and school training for employability

nan analysis based on historical-critical pedagogy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823

Keywords:

Educação Escolar, Conhecimento Objetivo, Relação Público-Privado, Formação Neoliberal, Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract

This study seeks, through theoretical-bibliographical research, problematizing the relationship between the emptying of objective knowledge in school education and training for employability. The hypothesis is that current Brazilian school education is predominantly directed towards training for the benefit of employability. The objective is at critically explaining assumptions about school education aimed at employability, more precisely about certain hegemonic didactic-pedagogical strategies in favor of the job market. Through historical and dialectical materialism and historical-critical pedagogy, the hypothesis put forward is confirmed, since the advancement of private interests in school education occurs through a promiscuous relationship between public and private.

Keywords: School education. Objective Knowledge. Public-private relationship. Neoliberal reformation. Historical-critical pedagogy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq).

Alysson Fernandes dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq).

References

BERNARDO SILVA, M. Fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica: uma relação necessária entre filosofia e história. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 76, p. 199-218, jul./ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63805

BERNARDO SILVA, M. Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores. Linhas Crí¬ticas, Goiânia, v. 29, p. 01-23, 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/lc29202348021

BERNARDO SILVA, M. Educação escolar e precarização do trabalho: uma educação do e para o mercado de trabalho. In: PREVITALI, F. S.; BILIO, M. G. P.; SILVA, M. R. A.; MOREIRA, R. M. M. (Orgs.). Trabalho e Educação sob o neoliberalismo: autonomia ou subordinação? Natal: Editora Amplamente, 2024. p. 71-86.

BOITO JR., A. Estado, política e classes sociais. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

CASIMIRO, F. H. C. A nova direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. 1a ed. 1a reimpr. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

CAVALCANTI, M. T. A Fundação Lemann e a construção do sujeito neoliberal no Brasil (2002-2006). In: VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. (Orgs.). Todos pela educação?: uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas. Curitiba: Aprris, 2020. p. 79-96.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5a ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3a ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

DUARTE, N. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021. p. 87-102.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1a ed. 3a reimpr. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. 5a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

IANNI, O. Estado e capitalismo. 2a ed. rev. ampl. 1a reimpr. São Paulo: Brasiliense, 2004.

LEHER, R.; LAMARÃO, M. V. M. A disputa pelos recursos educacionais e o movimento Todos pela Educação: antigas e novas formas de privatização. In: VIEIRA, N. S.; LAMOSA, R. (Orgs.). Todos pela educação?: uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas. Curitiba: Aprris, 2020. p. 129-146.

LEHER, R.; SANTOS, M. R. S. Governo Bolsonaro e autocracia burguesa: expressões neofacistas no capitalismo dependente. In: LEHER, R. (Org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 09-42.

LIGUORI, G. Estado. In: LIGUORI, G.; VOZA, P. (Orgs.). Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017. p. 261-264.

MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARTINS, E. M. Todos pela Educação?: como os empresários estão determinando a política educacional brasileira? 1a ed. 1a reimpr. Rio de Janeiro: Lamparina, 2023.

MATTEI, C.; PITTARI, M. Nota à edição brasileira. In: MATTEI, C. A ordem do capital: como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo. São Paulo: Boitempo, 2023. p. 09-15.

NEVES, L. M. W. O neoliberalismo e a redefinição das relações Estado-sociedade. In: NEVES, L. M. W. (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002. p. 105-114.

SAES, D. República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. 2a ed. São Paulo: Boitempo, 2023.

SANTOS, S. A.; ORSO, P. J. Base Nacional Comum Curricular – uma base sem base: o ataque à escola pública. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (Orgs.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 161-178.

SAVIANI, D. O Estado e a promiscuidade entre o público e o privado na história da educação brasileira. In: SAVIANI, D. (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2010. p. 17-46.

SAVIANI, D. A lei da educação: LDB: trajetória, limites e perspectivas. 13a ed. rev. atual. ampl. Campinas: Autores Associados, 2016.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6a ed. rev. ampl. Campinas: Autores Associados, 2021a.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12a ed. Campinas: Autores Associados, 2021b.

SAVIANI, D. Em defesa do projeto de formação humana integral para a classe trabalhadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 01, n. 22, p. 01-14, 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13666

SILVA, A. M. Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico. Curitiba: CRV, 2021.

TAVARES, M. A. Informalidade e precarização do trabalho: a nova trama da produção capitalista. São Paulo: Cortez Editora, 2021.

Published

2024-10-23

How to Cite

Bernardo Silva, M., & Fernandes dos Santos, A. (2024). Emptying of objective knowledge and school training for employability: nan analysis based on historical-critical pedagogy. Horizontes, 42(1), e023131. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823

Issue

Section

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica