Historical-critical pedagogy and rural early childhood education
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1815Keywords:
Educação Infantil, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação do CampoAbstract
This article presents the findings of a Master's degree research in Rural Education at UFRB. The aim was to analyze the contributions of Historical-Critical Pedagogy to Rural Early Childhood Education (RECE) in order to identify its potential for teaching children from a critical-emancipatory perspective. The theoretical foundation of the research is based on studies by Caldart (2020), Ferreira (2013), Martins (2013), Pasqualini (2013), Saviani (2008a, 2008b, 2013, 2019), Fernandes and Lombardi (2021), Silva (2006), among others. Data analysis suggests that the proposed work for the training process arises from a collective endeavor to establish a counter-hegemonic education aimed at the full development of individuals.
Keywords: Early Childhood Education. Historical-Critical Pedagogy. Rural Education.
Downloads
References
CALDART, R. S. Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. [S. l.: s. n.], 2020.
FERNANDES, R. C.; LOMBARDI, J. C. A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana. Holos, Natal, v. 37, n. 10, p. 1-13, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13243
FERREIRA, N. B. P. Catarse e literatura: uma análise com base na Pedagogia Histórico-Crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 197-212.
LAVOURA, T. N.; RAMOS, M. N. A dialética da pedagogia histórico-crítica em contraposição ao pragmatismo das pedagogias hegemônicas. In: MALANCHEN, Júlia; MATOS, Neide da Silveira de; ORSO, Paulino José. A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 45-62.
LEITE, S. C. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento à luz da escola de Vigotski: a teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 247-280.
SAVIANI, D. A Pedagogia histórico-crítica na educação do campo. In: BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (org.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016. p. 16-43.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008a.
SAVIANI, D. Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 247-280.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórica-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008b.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórica-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.
SILVA, M. S. Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 60-93.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Deise Soraia Marta de Souza Galvão, Karina de Oliveira Santos Cordeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.