Educate the worker or educate them to not work?
The shift from technical-scientific training to socio-emotional skills
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1803Keywords:
Educação, História da Educação, Políticas Educacionais, Competências socioemocionaisAbstract
The purpose of this article is to reflect on social changes, especially in the production of material life, and to verify how education responds to these transformations through educational policies. It is considered that these aim to prepare individuals to live in the (new) society in a (challenging) context of intense changes and that society, work and education are undergoing profound changes, as a result of technical and scientific development, of politics and the way of producing social life. As a result, we see a shift from concern with cognitive, scientific and technical training to the development of socio-emotional skills and competencies.
keywords: Education. History of education. Educational policies. Socio-emotional skills.
Downloads
References
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial: a natureza mutável do trabalho. Grupo Banco Mundial: Washington, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília, DF: SEB/MEC, 2018.
DUARTE, N. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 78-102, jan./mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143508
FONSECA, V. M. da; SILVA, C. L. F. A educação nos marcos da hegemonia capitalista. In: GEREMIAS, B. M. (org.). Formação humana, políticas e práxis sociais: articulações teórico-metodológicas nas pesquisas em educação. São Paulo: Gênio Criador, 2020. p. 19-58.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000100005
FROMM, E. Análise do homem. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1961.
GENTILI, P. Três teses sobre a relação trabalho e educação nos tempos neoliberais. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, 2002. p. 45-60. (Educação contemporânea).
LARA, R. Da atividade humana sensível à ciência real unificada. In: SOUZA, J. S.; ARAÚJO, R. Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá: Práxis: Massoni, 2010. p.17-37.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.
MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.
MARSIGLIA, A. C. G.; PINA, L. D.; MACHADO, V.; LIMA, M. A base nacional comum curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21835
MARTINS, F. J. Formação de professores e lutas de classes. In: ORSO, P. J.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (org.). Educação e luta de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 111-123.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2015.
NOMA, A. K.; CZERNISZ, E. C. da S. Trabalho, educação e sociabilidade na transição do século XX para o XXI: o enfoque das políticas educacionais. In: SOUZA, J. S.; ARAÚJO, R. Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá: Práxis: Massoni, 2010. p. 193-210.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, D.; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. Relatório sobre resultados preliminares do projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo: OCDE, SEEDUC, Instituto Ayrton Senna, 2014.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. p. 152-180.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Revista Movimento de Educação, Niterói, ano 3, n.4, 2016. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296
SAVIANI, D. Educação socialista, Pedagogia Histórico-Crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 223-274.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica: primeiras aproximações. 8. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.
SMOLKA, A. L. B.; LAPLANE, A. L. F.; MAGIOLINO, L. L. S.; DAINEZ, D. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 130, p. 219-242, jan./mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015150030
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Debora Cristine Trindade, Paulino José Orso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.