Overcoming and inequality
social representations constructed by teachers for public High school students
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1763Keywords:
Aluno, Ensino Médio, Representações Sociais, ProfessoresAbstract
This article aims to identify the central core of social representations of public high school students, constructed by their teachers. The theoretical framework adopted is the structural approach to representations. We developed an online study with 26 public school teachers. We used the Successive Hierarchical Screening technique to test the central nucleus. The results indicated social representations of teachers regarding the “public high school student” centered on overcoming and inequality. For teachers, their students live in conditions of inequality, face challenges, but manage to overcome them. We suggest measures capable of equalizing educational opportunities for young people attending high school.
Keywords: Student. High school. Social Representations. Teachers.
Downloads
References
ABRIC, J. C. (org.). Pratiques et représentations sociales. Paris: PUF, 1994.
ABRIC, J. C. Abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimento recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOREIRO, M. C. S. (org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Ed. da UCG, 2003. p. 37-57.
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-38.
ARROYO, M. G. Os jovens, seu direito a se saber e o currículo. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. (org.). Juventude e Ensino médio Sujeitos e currículos em Diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 158-203.
BRANCO, A. B.; BRANCO, E. P.; IWASSE, L. F.; NAGASHIMA, L. A. Urgência da
reforma do ensino médio e emergência da BNCC. Revista Contemporânea de Educação, [S. l.],v. 14, n. 29, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.22187
BRASIL. Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm
Acesso em: nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf Acesso em: 2 abr. 2021.
BRASIL. Projeto de Lei nª 5230/2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2351731&filename=PL%205230/2023. Acesso em: 20.04.24
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 30 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/ Acesso em: 04 maio de 2021.
CAMARGO, B. V. O que o caminho interdisciplinar brasileiro da teoria das representações sociais não favorece? In: MOREIRA, A. S. P.; CAMARGO, B. V. (org.). Contribuições para a teoria e o método de estudo das representações sociais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007. p. 93-112.
CASTRO, J. A. Evolução e desigualdade na educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 673-697, out. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300003
CASTRO, V.G.; JÚNIOR, F.T. Jovens em Contextos Sociais Desfavoráveis e Sucesso Escolar no Ensino Médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 239-258, jan./mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623656080
CORADINI, L. Reforma do ensino médio: o novo papel da educação pública no Brasil. Jornal Pragmatismo Político, 06 de março de 2017. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/03/reforma-ensino-medio-educacao-publica.html Acesso em 07 de Nov. 2018.
CORTI, A.P. Ser aluno: um olhar sobre a construção social desse ofício. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. (org.). Juventude e Ensino médio Sujeitos e currículos em Diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 309-332.
EVANGELISTA, L. B. O “aluno de escola pública de ensino médio” nas representações sociais de seus professores. 2021. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
FRANCO, M. L.; VARLOTTA, Y. M., As representações sociais de professores do ensino médio. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, jul./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.9186
JODELET, D. A fecundidade múltipla da obra “A psicanálise, sua origem e seu público”. In: ALMEIDA, A. M.; SANTOS, M. de F. S.; TRINDADE, Z. A. (org.) Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília, DF: Technopolitik, 2014. p. 33-58
JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2005.
JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
KRAWCZYK, N.; FERRETTI C. J. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Revista retratos da escola, Brasília, DF, v. 11, n. 20, p. 33-44, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.757
MACHADO, L. B. Escola pública e seus professores nas representações sociais de estudantes universitários. Processo CNPq Nº 304759/2017-1. [S. l.: s. n.], 2021. Relatório final.
MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
RIBEIRO, C. A. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 54, n. 1, p. 41-87, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582011000100002
SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
SILVA, M. R. Reforma ou Revogação: que fazer com o “novo ensino médio”? In: CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. São Paulo, 7 mar. 2023. Disponível em: https://anped.org.br/news/reforma-ou-revogacao-que-fazer-com-o-novo-ensino-medio-por-monica-ribeiro-da-silva-ufpr Acesso em: 11 nov. 2023.
SILVA, M. R. da. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130
ZAGO, N. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 10, n. 18, p. 70-80, jan./jun. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2000000100007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Lucivania Barbosa Evangelista, Laêda Bezerra Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.