From Physical Education to Holomotricity
epistemological proposal based on the participatory thinking of David J. Bohm
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1732Keywords:
Educação Física, Holomotricidade, Consciência, Educação, ComplexidadeAbstract
The objective of this investigation is to propose, from physical education, the application of holomotricity fundamentals as a thinking action towards the wholeness of nature. This interpretive research is qualitatively underpinned by two concepts – holomovement and participant thinking. The epistemological perspective is to understand the phenomena beyond the differences of internal and external time, discerning a movement that transcends literal thinking and perceiving the organization of the universe as a wholeness. From these concepts, holomotricity demonstrates the implied order as an indivisible and inseparable wholeness of the micro universe, manifesting the unity of each action reaching a culminating state connected to universal consciousness.
Downloads
References
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BOHM, D. J. Diálogo: comunicação e redes de convivência. Tradução de Humberto Mariotti. São Paulo: Palas Athena, 2005.
BOHM, D. J. O pensamento como um sistema. Tradução de Teodoro Lorent. São Paulo: Madras, 2007.
BOHM, D. J. Totalidade e a ordem implicada. Tradução de Teodoro Lorent. São Paulo: Madras, 2008.
BOHM, D. J. Sobre a criatividade. Tradução de Rita de Cássia Gomes. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
BOHM, D. J. Causalidade e acaso na física moderna. Tradução de Rodolfo Petrônio. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
CARVALHO, R. F. Além das nuvens e dos relógios: a ideia de ciência de David Bohm e de Ilya Prigogine. 2015. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
CHAUÍ, M. O que é ideologia? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
KRISHNAMURTI, J.; BOHM, D. J. A eliminação do tempo psicológico. 10. ed. Tradução de Claudia Gerpe Duarte. São Paulo: Cultrix, 1995.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Dulce Matos. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
PASCAL, B. Pensamentos. Tradução de Olívia Bauduh. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: metamorfose da ciência. Tradução de Miguel Faria e Maria Joaquim Machado Trincheira. Brasília: Universidade de Brasília, 1997.
SÉRGIO, M. Motricidade humana: um paradigma emergente. Blumenau: Ed. da FURB, 1995.
SÉRGIO, M. Da ciência à transcendência: epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2019.
SEVERINO, A. J. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, 2009. DOI: https://doi.org/10.26843/v2.n1.2009.540.p120%20-%20128
SOARES, C. L. Uma educação pela natureza: o método de Educação Física de Georges Hébert. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 37, n. 2, p. 151-157, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2014.11.016
SOUZA ANDRÉ, J. G. O ato de pensar x pensamento no contexto de David Bohm: o despertar da criatividade em oposição à arbitrariedade e fragmentação do conhecimento científico. 2020. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
SOUZA, M. T.; TABOSA, A. L.; SANCHES NETO, L. Holomotricidade: compreendendo a essência do nível micro complexo da natureza humana. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFCE, 4., 2022, Campus Fortaleza, Fortaleza. Anais […]. IFCE: Fortaleza, 2022. 94 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maurício Teodoro de Souza, Luiz Sanches Neto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.