A study of the implementation of a Mathematics written test in phases in Elementary School
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724Abstract
This article presents the results of part of a research conducted in Elementary School through the implementation of an alternative assessment tool, called the written test in phases, from the perspective of assessment as an investigation practice and a learning opportunity. In this tool, students had the chance to solve 5 math questions across 5 phases, also benefiting from the teacher's interventions. The written productions of a student were analyzed, highlighting the significance of the teacher's interventions.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís, A. R.; Augusto P. São Paulo: Edições 70, 2016.
BURIASCO, R. L. C. de. Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 22, p. 155-178, 2000. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02220002221
BURIASCO, R. L. C. de.; FERREIRA, P. E. A.; CIANI, A. B. Avaliação como prática de investigação (alguns apontamentos). Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 22, p. 69-96, 2009.
CARDOSO, M. A. M. Recuperação de estudos: uma oportunidade de aprendizagem? 2023. 134f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.
DE LANGE, J. Framework for classroom assessment in mathematics. Madison: WCER, 1999.
FERREIRA, P. E. A. Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
FORSTER, C. Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos. 2020. 112f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
GRAVEMEIJER, K. RME theory and mathematics teacher education. In: International handbook of mathematics teacher education, Rotterdam: Sense Publisher, v. 1, p. 238-302, 2008.
MENDES, M. T. Utilização da prova em fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. 275f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2014.
PAIXÃO, A. C. G. Uma Prova em Fases de Matemática: da análise da produção escrita ao princípio de orientação. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
PEDROCHI JUNIOR, O. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em Matemática. 2012. 56f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
PIRES, M. N. M.; BURIASCO, R. L. C. de. Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender. Zetetiké, v. 25, p. 474-495, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648524
PIRES, M. N. M. Oportunidade para aprender: uma Prática da Reinvenção Guiada na Prova em Fases. 2013. 122f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013
PRESTES, D. B. Prova em fases de Matemática: uma experiência no 5o ano do Ensino Fundamental. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
SANTOS, E. R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2014.
SILVA, G. dos S. e; BURIASCO, R. L. C. de. O erro na avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem. Revista de História da Educação Matemática, v. 9, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573 Acesso em: 31 out. 2023.
SILVA, G. dos S. e; BURIASCO, R. L. C. de. Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases. Ciência & Educação, v. 28, e22036, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320220036
SILVA, G. dos S. e. Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018
SOUZA, J. A. de. Cola em prova escrita: de uma conduta discente a uma estratégia docente. 2018. 146 p. Doutorado (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.
TREVISAN, A. L. Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática. 2013. 168f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
Downloads
Published
Versions
- 2024-05-29 (2)
- 2024-05-28 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriel dos Santos e Silva, Jessica Aparecida Borssoi Zanquim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.