A study of the implementation of a Mathematics written test in phases in Elementary School

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724

Abstract

This article presents the results of part of a research conducted in Elementary School through the implementation of an alternative assessment tool, called the written test in phases, from the perspective of assessment as an investigation practice and a learning opportunity. In this tool, students had the chance to solve 5 math questions across 5 phases, also benefiting from the teacher's interventions. The written productions of a student were analyzed, highlighting the significance of the teacher's interventions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel dos Santos e Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). Vice-coordenador do GEPEMA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação.

Jessica Aparecida Borssoi Zanquim, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2022). É Mestranda no Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL (PECEM-UEL). 

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís, A. R.; Augusto P. São Paulo: Edições 70, 2016.

BURIASCO, R. L. C. de. Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 22, p. 155-178, 2000. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02220002221

BURIASCO, R. L. C. de.; FERREIRA, P. E. A.; CIANI, A. B. Avaliação como prática de investigação (alguns apontamentos). Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 22, p. 69-96, 2009.

CARDOSO, M. A. M. Recuperação de estudos: uma oportunidade de aprendizagem? 2023. 134f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023.

DE LANGE, J. Framework for classroom assessment in mathematics. Madison: WCER, 1999.

FERREIRA, P. E. A. Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

FORSTER, C. Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos. 2020. 112f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

GRAVEMEIJER, K. RME theory and mathematics teacher education. In: International handbook of mathematics teacher education, Rotterdam: Sense Publisher, v. 1, p. 238-­302, 2008.

MENDES, M. T. Utilização da prova em fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. 275f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2014.

PAIXÃO, A. C. G. Uma Prova em Fases de Matemática: da análise da produção escrita ao princípio de orientação. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

PEDROCHI JUNIOR, O. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em Matemática. 2012. 56f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

PIRES, M. N. M.; BURIASCO, R. L. C. de. Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender. Zetetiké, v. 25, p. 474-495, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648524

PIRES, M. N. M. Oportunidade para aprender: uma Prática da Reinvenção Guiada na Prova em Fases. 2013. 122f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013

PRESTES, D. B. Prova em fases de Matemática: uma experiência no 5o ano do Ensino Fundamental. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

SANTOS, E. R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2014.

SILVA, G. dos S. e; BURIASCO, R. L. C. de. O erro na avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem. Revista de História da Educação Matemática, v. 9, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573 Acesso em: 31 out. 2023.

SILVA, G. dos S. e; BURIASCO, R. L. C. de. Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases. Ciência & Educação, v. 28, e22036, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320220036

SILVA, G. dos S. e. Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018

SOUZA, J. A. de. Cola em prova escrita: de uma conduta discente a uma estratégia docente. 2018. 146 p. Doutorado (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

TREVISAN, A. L. Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática. 2013. 168f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

Published

2024-05-28 — Updated on 2024-05-29

Versions

How to Cite

Silva, G. dos S. e, & Zanquim, J. A. B. (2024). A study of the implementation of a Mathematics written test in phases in Elementary School. Horizontes, 42(1), e023076 . https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724 (Original work published May 28, 2024)

Issue

Section

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas