O que pretende a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1682Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Saberes do docenteAbstract
O presente estudo buscou compreender quais saberes os docentes partilham acerca da Educação Física na EJA e de que forma tais saberes afetam as ações dos professores no contexto escolar. Participaram da pesquisa dois docentes de Educação Física da Rede Pública Municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Para a produção de informações, a pesquisa lançou mão de entrevistas. Nessa tentativa, é possível identificar que os professores são atravessados por sentidos atribuídos pelo imaginário social acerca do que deve tratar a Educação Física: para amenizar e compensar as jornadas de trabalho exaustivas, recondicionando os corpos para voltarem à produção, os entrevistados revelam a tendência a não politizar os temas tratados em aula, sob pena de serem socialmente constrangidos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Física. Saberes do docente.
Downloads
References
APPLE, M. W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e a desigualdade. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n° 6 de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 243, p. 48, 19 dez. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466/2012, de 12 de dezembro 2012. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 13 jun. 2013.
CAMPOS FIGUEIREDO, Z. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2827
CANOAS. Referencial Curricular de Canoas. Canoas: Secretaria Municipal de Educação, [20--].
CARVALHO, R. M. de A.; CAMARGO, M. C. da S. Formação de professores em Educação Física e a Educação de Jovens e Adultos. Movimento, Porto Alegre, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85233
CASTELLANI FILHO, L. A Educação Física no sistema educacional brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas. 1999. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
CÔRTES, T. L. A potenciação da expropriação no ultraneoliberalismo brasileiro. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, Campos dos Goytacazes, v. 7, n. 1, p. 62-85, 14 jun. 2021.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introdução à disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-42.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, M. Por uma política nacional de educação de jovens e adultos. 1. ed. São Paulo: Moderna: Fundação Santillana, 2014.
GONÇALVES, P. da S. Entre a massificação do ensino e a busca de uma escola justa: o a perspectiva dos professores de Educação Física do Programa Ação Integrada para adolescentes de Esteio/RS. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
GONÇALVES, P. da S. O que quer a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos? Narrativas de docentes da Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
HARGREAVES, A. Profesorado, cultura y postmodernidad: cambian los tiempos, cambia el profesorado. Madrid: Morata, 2005.
MCLAREN, P. A Vida nas Escolas. Uma introdução à pedagogia crítica dos fundamentos da educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.
MEDEIROS, D. M. O teletrabalho durante a pandemia da covid-19: indicadores da intensificação do trabalho docente. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1158-1171, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62304
MOLINA NETO, V. Cultura Docente: uma aproximação conceitual para entender o que fazem os professores nas escolas. Perfil, Porto Alegre, n. 2, p. 66-74, 1998.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
SAVATER, F. O valor de Educar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.
SILVA, A. F. da. Cultura do cancelamento: cancelar para mudar? Eis a questão. Revista Argentina de Investigación Narrativa, [S.l], v.1, n. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013
WITTIZORECKI, E. Mudanças sociais e o trabalho docente do professorado de educação física na escola de ensino fundamental: um estudo na Rede Municipal de Porto Alegre. 2009. 227f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
WITTIZORECKI, E. S. O trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de porto alegre: um estudo nas escolas do morro da cruz. 2001. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Patrick da Silveira Gonçalves, Cristina Marin Ribeiro Gonçalves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.