Reorganização da prática pedagógica do Caesp Professora Ivone no período de pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1420

Abstract

O presente relato de experiência aborda a reorganização pedagógica do Caesp Professora Ivone – Apae de Pinhalzinho, SC durante o período de pandemia da Covid-19. O uso das tecnologias modificou a forma tradicional de ensinar, fez com que os professores reinventassem e ressignificassem a sua prática pedagógica, com o objetivo de assegurar o direito dos alunos à aprendizagem nesse período de isolamento. O texto resulta de relatos dos envolvidos no processo, dados da instituição e amparo teórico, com o intuito de evidenciar a experiência de uma instituição do oeste de Santa Catarina. Os resultados mostram que os objetivos foram alcançados com êxito para que essa nova reorganização da prática acontecesse. Esse processo envolveu professores, gestores, famílias e pessoas com deficiência.

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Author Biographies

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes

Simone Spier Juwer, Apae de Pinhalzinho e Horus Faculdades

Apae de Pinhalzinho e Horus Faculdades

Gessi Ines Rachor Lubenow, CAESP PROFESSORA IVONE-APAE PINHALZINHO-SC, HORUS FACULDADES

Possui Especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil e Anos Iniciais ,graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é orientadora pedagógica do CAESP- Professora Ivone- APAE- Pinhalzinho- SC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Especial e Ensino Superior

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Published

2023-03-14

How to Cite

Pieczkowski, T. M. Z., Juwer, S. S. ., & Lubenow, G. I. R. (2023). Reorganização da prática pedagógica do Caesp Professora Ivone no período de pandemia. Horizontes, 41(1), e023005. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1420

Issue

Section

Relato de Experiência