Os efeitos da introdução de uma nova ferramenta de ensino nas práticas docentes em sala de aula – o caso de uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i1.89Palavras-chave:
ferramenta de ensino, ensino da produção escrita, sequência didáticaResumo
A nossa contribuição inscreve-se no quadro das investigações atinentes ao trabalho do professor e ao objeto ensinado. Área esta, na verdade, ainda pouco desenvolvida mesmo no plano internacional. Depois de uma breve apresentação das principais problemáticas teóricas norteadoras do nosso estudo, descreveremos a pesquisa empírica realizada. O estudo foi feito junto de seis professores – e das suas respetivas turmas – a lecionar língua portuguesa ao 6.º ano de escolaridade e procurámos analisar, precisamente, o trabalho do professor em sala de aula, centrando-nos na análise da forma como a introdução de uma nova ferramenta de ensino – no caso, uma sequência didática para a escrita do artigo de opinião –, a mobilizar pelo professor, poderia desencadear
transformações quer no plano das práticas de ensino propriamente ditas quer no próprio objeto de estudo ensinado. Assim, é nosso intuito, muito particularmente, fornecer dados que contribuam para a discussão em torno da importância das ferramentas de ensino de que o docente dispõe e/ou pode dispor, na sua práticas de ensino.
Palavras-chave: ferramenta de ensino; ensino da produção escrita; sequência didática.
The effects of the introduction of a new teaching tool in teaching practices in the classroom - the case of a didactic sequence
Abstract
Our contribution falls within the framework of the researchs about the work of the teacher and the taught object.
This area, in fact, is still undeveloped even internationally. After a brief presentation of the main theoretical issues guiding our study, we will describe the empirical research. The study was conducted with six teachers - and their respective classes - of Portuguese language, in the 6th grade, and sought to analyze, precisely, the work of the teacher in the classroom, focusing on the analysis of how the introduction of a new teaching tool - in this case, a didactic sequence for writing an opinion article -, that will be mobilized by the teacher, could trigger changes both in terms of teaching practices or the taught object itself. Thus, it is our aim, more particularly, to provide data that contribute to the discussion on the importance of the teaching tools that the teacher could have in their teaching practice.
Keywords: teaching tool; writing; didactic sequence.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.