Decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1868

Palavras-chave:

Decisões Didáticas, Análise Combinatória, Jogo Real Code Breaker

Resumo

Tomou-se por objetivo analisar as decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória. Para tanto utilizou-se o Modelo de Fatores Decisionais, que se ancora na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria Antropológica do Didático. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com a participação de uma professora do Ensino Médio de uma escola pública de Feira Nova, PE. Como resultado, destaca-se a influência de fatores externos nas decisões didáticas, devido a mudanças no Ensino Médio; fatores epistêmicos relacionados a conteúdos de Análise Combinatória possíveis de serem explorados com o jogo; e fatores da história didática referentes às dificuldades dos estudantes em Análise Combinatória.

Palavras-chave: Decisões Didáticas. Análise Combinatória. Jogo Real Code Breaker.

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Biografia do Autor

Magda Beatriz de Lima Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Integrante do grupo de pesquisa LACAPE - Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE) da UFRPE. 

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em Educação na linha de Formação de Professores e Prática Pegagógica ( UFPE) e em Sciences de l'Education - L'École doctorale Education, Psychologie, Information et Communication (EPIC) ( UCBL- Lyon 1). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

22-09-2024

Como Citar

Almeida, M. B. de L., & Espíndola, E. B. de M. (2024). Decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória. Horizontes, 42(1), e023120. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1868