Ensino de sociologia e relativismo epistêmico

fissuras conceituais e concepção de ser humano que favorecem os interesses dos reformadores da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1840

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ciências Humanas, BNCC, Multiculturalismo, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O artigo baseou-se em pesquisa teórica e documental sobre a concepção de ser humano que orienta conteúdos da disciplina Sociologia no Ensino Médio. Aventou-se a hipótese de convergência entre pressupostos relativistas e finalidades pragmáticas dos reformadores empresariais da educação. Para isso, tomou-se como objetos a BNCC, o Currículo Paulista e o multiculturalismo. O corpus foi constituído pela pesquisa documental e submetido às categorias de análise a partir do conceito marxista de essência humana. Os resultados constataram uma concepção de mundo pós-moderna que preenche as fissuras conceituais intencionalmente criadas pelo instrumento burocrático e parasitário burguês, constituindo-se em mecanismo sofisticado, que favorece os interesses dos reformadores da educação nesses documentos.

Palavras-chave: Ensino Médio. Ciências Humanas. BNCC. Multiculturalismo. Pedagogia Histórico-crítica.

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Biografia do Autor

Camila Gaido Grizzo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar pela  Universidade FCLAr/UNESP.

João Pedro Nardy, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorando em Educação Escolar pelo PPGEDU da Fclar/UNESP. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual de ensino de São Paulo.

Lucas André Teixeira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru/SP). Professor Assistente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP Araraquara (SP).

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Publicado

20-08-2024

Como Citar

Grizzo, C. G. ., Nardy, J. P., & Teixeira, L. A. (2024). Ensino de sociologia e relativismo epistêmico: fissuras conceituais e concepção de ser humano que favorecem os interesses dos reformadores da educação. Horizontes, 42(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1840

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica