O conceito de consciência e o ensino de História

um debate sobre a partir da Pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1827

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, História, Ensino, Consciência, Práxis

Resumo

Este artigo discute o conceito de consciência, realizando um debate com o pensamento idealista, especificamente aquele ligado ao ensino de História. Importante se faz sistematizar essa categoria, na sua relação com a Pedagogia histórico-crítica, por ser uma filosofia de ensino mais adequada, se pensada do ponto de vista do materialismo histórico e dialético. O artigo debate com a Didática e com a Teoria de História, de Jörn Rusen, procurando demonstrar que, vendo a categoria de consciência a partir da Pedagogia histórico-crítica, o conceito de Consciência Histórica, de Rüsen mostra-se problemático. Defende-se que esse conceito não nos permite pensar as categorias de dialética, práxis e outras, importantes na análise e na síntese marxista, relacionadas ao ensino de História.

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Biografia do Autor

Luiz Otávio Correa, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE-MG

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Membro da Rede Brasileira de História Pública e coordena a página Paisagens Históricas, repositório de experiências chamadas de Audiografias, além de ser professor efetivo do ensino fundamental II (SEE- MG). Membro do Laboratório de História Oral e Imagem.

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Correa, L. O. (2024). O conceito de consciência e o ensino de História: um debate sobre a partir da Pedagogia histórico-crítica. Horizontes, 42(1), e023128. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1827

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica