O conceito de consciência e o ensino de História
um debate sobre a partir da Pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1827Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, História, Ensino, Consciência, PráxisResumo
Este artigo discute o conceito de consciência, realizando um debate com o pensamento idealista, especificamente aquele ligado ao ensino de História. Importante se faz sistematizar essa categoria, na sua relação com a Pedagogia histórico-crítica, por ser uma filosofia de ensino mais adequada, se pensada do ponto de vista do materialismo histórico e dialético. O artigo debate com a Didática e com a Teoria de História, de Jörn Rusen, procurando demonstrar que, vendo a categoria de consciência a partir da Pedagogia histórico-crítica, o conceito de Consciência Histórica, de Rüsen mostra-se problemático. Defende-se que esse conceito não nos permite pensar as categorias de dialética, práxis e outras, importantes na análise e na síntese marxista, relacionadas ao ensino de História.
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