Os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
a materialização da miséria intelectual imposta pelo “novo” Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1825Palavras-chave:
Livros Didáticos, Ensino Médio, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O artigo analisa a implantação da contrarreforma do “novo” Ensino Médio, com ênfase na análise de conteúdo de um livro didático aprovado para ser utilizado nessa etapa da educação. O conteúdo analisado versa sobre as relações entre meio ambiente e comunidades tradicionais no Brasil. O referencial teórico-metodológico utilizado na pesquisa está vinculado à Pedagogia Histórico-crítica em seus vínculos com a tradição marxista e com a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. O texto conclui que os livros didáticos do “novo” Ensino Médio materializam as perspectivas políticas do empresariado nacional, pois estas objetivam a formação do sujeito neoliberal acrítico e apto a se adaptar ao mercado.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C.; MOTTA, V. Aparelhos privados de hegemonia empresariais e guerra cultural na educação brasileira. In: LEHER, R. (org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 61-76.
BRASIL. Decreto nº 10.252, de 20 de fevereiro de 2020. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Brasília: Presidência da República, Secretaria-Geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10252.htm. Acesso em: 30 ago. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis Nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 35, p. 1-3, 17 fev. 2017.
DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica e a individualidade para si. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021a. p. 165-186.
DUARTE, N. Lukács e Saviani: a ontologia social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021b. p. 217-238.
FERREIRA, E. B. A contrarreforma do Ensino Médio no contexto da nova ordem e progresso. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 293-308, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176594
FISHER, M. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? Tradução: Rodrigo Gonsalves, Jorge Adeodato e Maikel da Silveira. São Paulo: Autonomia Literária, 2021.
FOSTER, J. B. A ecologia de Marx: materialismo e natureza. Tradução: João Pompeu. São Paulo: Expressão Popular, 2023.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
HERNANDES, P. R. A reforma do Ensino Médio e a produção de desigualdades na educação escolar. Educação, Santa Maria, v. 44, p. 1-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644434731
KARNAL, L.; FERNANDES, L. E. de O.; BACKX, L.; VIEIRA, F. de P. G.; ABREU, M.; MARTINI, A. de; FREITAS, E.; DEL GAUDIO, R. S.; COSTA, C.; FERNANDES, A. C. (ed.). Identidade em Ação: Transformações da natureza e impactos socioambientais. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Moderna, 2020.
KRAWCZYK, N.; FERRETI, C. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 33-44, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.757
LEHER, R. Educação e Ciência após 2018: neoliberalismo extremo e guerra cultural. Trabalho Encomendado. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40., 2021, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: ANPEd, 2021. Disponível em: https://anais.anped.org.br/sites/default/files/gt11-trabalho_encomendado_40rn.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.
LEHER, R. Forjando alternativas diante da ofensiva autocrática do governo Bolsonaro. In: LEHER, R. (org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 215-236.
MALANCHEN, J. A pedagogia histórico-crítica e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2014.
MARTINS, L. M. O papel da educação escolar no desenvolvimento psíquico. In: MARTINS, L. M. (org.). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 269-315.
MOTTA, V.; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do Ensino Médio? Medida provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017176606
OLIVEIRA, R. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 24, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.18861
SAITO, K. O ecossocialismo de Karl Marx. Tradução: Pedro Davoglio. São Paulo: Boitempo, 2021.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2021a.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2021b.
SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021c. p. 137-164.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. Apresentação. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021. p. 1-14.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas III. Madrid: Visor Dis. S. A., 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Otávio Carvalho Fernandes, Olavo Pereira Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.