Esvaziamento do conhecimento objetivo e formação escolar para a empregabilidade
uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823Palavras-chave:
Educação Escolar, Conhecimento Objetivo, Relação Público-Privado, Formação Neoliberal, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Este estudo procura, via pesquisa teórico-bibliográfica, problematizar a relação entre esvaziamento do conhecimento objetivo na educação escolar e a formação para a empregabilidade. Parte-se da hipótese de que a formação escolar brasileira vigente está direcionada predominantemente para uma formação em proveito da empregabilidade. O objetivo é explicitar criticamente pressupostos sobre a formação escolar direcionada para a empregabilidade, mais precisamente sobre determinadas estratégias didático-pedagógicas hegemônicas em prol do mercado de trabalho. Por meio do materialismo histórico e dialético e da pedagogia histórico-crítica, confirma-se a hipótese aventada, pois o avanço de interesses privados na educação escolar ocorre por meio de uma relação promíscua entre o público e o privado.
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