O Programa Inova Educação paulista e a nova base comum curricular:

entidades empresariais e neoliberalismo nas escolas (2017 a 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1807

Palavras-chave:

História da Educação, Reformas Curriculares, Neoliberalismo escolar, Currículo paulista, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O artigo analisa as reformas curriculares que impactam a educação paulista entre os anos de 2017 e 2022, reflexo da nova Base Nacional Comum Curricular e da intervenção direta de entidades empresariais nacionais e internacionais. A análise histórica será fundamentada no materialismo histórico e dialético e serão analisadas duas fontes primárias, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Programa Inova Educação paulista de 2019. O estudo constatou que as escolas estão hegemonizadas pelas forças neoliberais e suas pedagogias do aprender a aprender e competir e empreender. Diagnosticou-se uma barbárie educacional e evoca-se a Pedagogia Histórico-Crítica como alternativa libertadora para a escola dos filhos dos trabalhadores.

Palavras-chave: História da Educação. Reformas curriculares. Neoliberalismo escolar. Currículo Paulista. Pedagogia Histórico-Crítica.

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Biografia do Autor

Rodrigo Sarruge Molina, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Educação pela Unicamp e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) e no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). 

Silvia Miguel de Paula Peres, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - SEESP

 Doutora em Ambiente e Sociedade - Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) - UNICAMP. Professora da Rede Estadual de São Paulo. 

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Publicado

11-09-2024

Como Citar

Molina, R. S., & Miguel de Paula Peres, S. (2024). O Programa Inova Educação paulista e a nova base comum curricular: : entidades empresariais e neoliberalismo nas escolas (2017 a 2022) . Horizontes, 42(1), e023118. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1807

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica