O Programa Inova Educação paulista e a nova base comum curricular:
entidades empresariais e neoliberalismo nas escolas (2017 a 2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1807Palavras-chave:
História da Educação, Reformas Curriculares, Neoliberalismo escolar, Currículo paulista, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O artigo analisa as reformas curriculares que impactam a educação paulista entre os anos de 2017 e 2022, reflexo da nova Base Nacional Comum Curricular e da intervenção direta de entidades empresariais nacionais e internacionais. A análise histórica será fundamentada no materialismo histórico e dialético e serão analisadas duas fontes primárias, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Programa Inova Educação paulista de 2019. O estudo constatou que as escolas estão hegemonizadas pelas forças neoliberais e suas pedagogias do aprender a aprender e competir e empreender. Diagnosticou-se uma barbárie educacional e evoca-se a Pedagogia Histórico-Crítica como alternativa libertadora para a escola dos filhos dos trabalhadores.
Palavras-chave: História da Educação. Reformas curriculares. Neoliberalismo escolar. Currículo Paulista. Pedagogia Histórico-Crítica.
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