Famílias de crianças autistas questionam o Atendimento Educacional Especializado

contribuição da pesquisa etnográfica para um debate (in)tenso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1787

Palavras-chave:

Autismo, Atendimento Educacional Especializado, Etnografia

Resumo

Objetiva-se analisar a expectativa de familiares de autistas em relação ao Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental. Apresenta-se a pesquisa etnográfica em escola pública que possibilitou registrar o diálogo utilizado para expor seu argumento central. Como método expositivo, o diálogo é tratado como achado etnográfico, pois mostra o ponto de tensionamento entre familiares e docentes do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados mostram que familiares questionam especificamente a ausência de procedimentos terapêuticos especializados em autismo no Atendimento Educacional Especializado. Discutiu-se com base na antropologia da expertise. Outros achados etnográficos indicam que a expectativa descaracteriza a educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

Palavras-chave: Autismo. Atendimento Educacional Especializado. Etnografia.

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Biografia do Autor

Marcos Cezar de Freitas, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Associado do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Antropologia Educacional, LAEVI, do Campus Guarulhos da Unifesp.

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Publicado

04-07-2024

Como Citar

Freitas, M. C. de. (2024). Famílias de crianças autistas questionam o Atendimento Educacional Especializado : contribuição da pesquisa etnográfica para um debate (in)tenso. Horizontes, 42(1), e023108. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1787