Crianças, corporeidade e movimento:
o pulsar da infância
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1743Palavras-chave:
Educação infantil, Infâncias, Corporeidade, Crianças, ProfessoraResumo
Problematiza-se sobre a corporeidade na infância e nos cotidianos das escolas de Educação Infantil e evidencia-se a forma como os docentes dialogam com esses movimentos rotineiros. O artigo trata de uma análise a partir de narrativas autobiográficas e pesquisa bibliográfica sobre corporeidade no contexto da Educação Infantil. Baseia-se na Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Concluiu-se que no diálogo sobre movimentos rotineiros deve-se deixar virem à tona crenças e concepções, o que de fato move o cotidiano na escola de Educação Infantil. Nesse contexto, é preciso considerar as práticas corporais na sua inteireza e reconhecer a importância do corpo, da corporeidade e dos seus significados e sentidos atribuídos por meio de experiências plurais para as crianças e com elas.
Palavras-chave: Educação Infantil. Infâncias. Corporeidade. Crianças. Professora.
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