Da Educação Física à Holomotricidade -
proposta epistemológica com base no pensamento participativo de David J. Bohm
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1732Palavras-chave:
Educação Física, Holomotricidade, Consciência, Educação, ComplexidadeResumo
O objetivo desta investigação é propor, a partir da Educação Física, a aplicação dos fundamentos da holomotricidade como uma ação pensante em direção à inteireza da natureza. Esta pesquisa interpretativa é sustentada qualitativamente por dois conceitos: holomovimento e pensamento participativo. A perspectiva epistemológica é compreender os fenômenos para além das diferenças de tempo interno e externo, discernir um movimento que transcende o pensamento literal e perceber a organização do universo como uma totalidade. A partir desses conceitos, a holomotricidade demonstra a ordem implícita como uma totalidade indivisível e inseparável do microuniverso, que manifesta a unidade de cada ação e permite alcançar um estado culminante ligado à consciência universal.
Palavras-chave: Educação Física. Holomotricidade. Consciência. Educação. Complexidade.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BOHM, D. J. Diálogo: comunicação e redes de convivência. Tradução de Humberto Mariotti. São Paulo: Palas Athena, 2005.
BOHM, D. J. O pensamento como um sistema. Tradução de Teodoro Lorent. São Paulo: Madras, 2007.
BOHM, D. J. Totalidade e a ordem implicada. Tradução de Teodoro Lorent. São Paulo: Madras, 2008.
BOHM, D. J. Sobre a criatividade. Tradução de Rita de Cássia Gomes. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
BOHM, D. J. Causalidade e acaso na física moderna. Tradução de Rodolfo Petrônio. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
CARVALHO, R. F. Além das nuvens e dos relógios: a ideia de ciência de David Bohm e de Ilya Prigogine. 2015. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
CHAUÍ, M. O que é ideologia? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
KRISHNAMURTI, J.; BOHM, D. J. A eliminação do tempo psicológico. 10. ed. Tradução de Claudia Gerpe Duarte. São Paulo: Cultrix, 1995.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Dulce Matos. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
PASCAL, B. Pensamentos. Tradução de Olívia Bauduh. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: metamorfose da ciência. Tradução de Miguel Faria e Maria Joaquim Machado Trincheira. Brasília: Universidade de Brasília, 1997.
SÉRGIO, M. Motricidade humana: um paradigma emergente. Blumenau: Ed. da FURB, 1995.
SÉRGIO, M. Da ciência à transcendência: epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2019.
SEVERINO, A. J. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, 2009. DOI: https://doi.org/10.26843/v2.n1.2009.540.p120%20-%20128
SOARES, C. L. Uma educação pela natureza: o método de Educação Física de Georges Hébert. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 37, n. 2, p. 151-157, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2014.11.016
SOUZA ANDRÉ, J. G. O ato de pensar x pensamento no contexto de David Bohm: o despertar da criatividade em oposição à arbitrariedade e fragmentação do conhecimento científico. 2020. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
SOUZA, M. T.; TABOSA, A. L.; SANCHES NETO, L. Holomotricidade: compreendendo a essência do nível micro complexo da natureza humana. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFCE, 4., 2022, Campus Fortaleza, Fortaleza. Anais […]. IFCE: Fortaleza, 2022. 94 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maurício Teodoro de Souza, Luiz Sanches Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.