O que pretende a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1682

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Saberes do docente

Resumo

O presente estudo buscou compreender quais saberes os docentes partilham acerca da Educação Física na EJA e de que forma tais saberes afetam as ações dos professores no contexto escolar. Participaram da pesquisa dois docentes de Educação Física da Rede Pública Municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Para a produção de informações, a pesquisa lançou mão de entrevistas. Nessa tentativa, é possível identificar que os professores são atravessados por sentidos atribuídos pelo imaginário social acerca do que deve tratar a Educação Física: para amenizar e compensar as jornadas de trabalho exaustivas, recondicionando os corpos para voltarem à produção, os entrevistados revelam a tendência a não politizar os temas tratados em aula, sob pena de serem socialmente constrangidos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Física. Saberes do docente.

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Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade La Salle. Professor de Educação Física na Educação Especial na rede municipal de Gravataí/RS. Integrante do Grupo de Pesquisas Qualitativas: Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS. 

Cristina Marin Ribeiro Gonçalves, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Mestra em Geografia - Análise Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Doutoranda - Análise Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de Geografia e da EaD do da Universidade La Salle. 

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Publicado

03-07-2024

Como Citar

da Silveira Gonçalves, P., & Marin Ribeiro Gonçalves, C. (2024). O que pretende a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos?. Horizontes, 42(1), e023105. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1682