Metodologias ativas na formação continuada para docentes de licenciaturas na modalidade EaD
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1344Palavras-chave:
Ensino Superior; Educação a distância; Formação continuada; Metodologias ativas.Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar, na literatura, formações continuadas – que abordem metodologias ativas – para docentes das licenciaturas na modalidade de Educação a Distância. Cuida-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com levantamento bibliográfico e análise qualitativa dos resultados, tendo por referência autores como Abrucio, Masetto, Moriconi e Valente. Devido às dificuldades encontradas, revisaram-se estudos similares à temática. Verificou-se que as formações costumam ocorrer pontualmente, sem uma sistematização dos dados que permita atestar práticas replicáveis e pontos de melhoria. Assim, para futuras pesquisas, espera-se das instituições e dos profissionais da Educação a Distância uma reflexão de como pretendem garantir qualidade ao processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino Superior. Educação a Distância. Formação continuada. Metodologias ativas.
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