https://novoshorizontes.usf.emnuvens.com.br/horizontes/issue/feedHorizontes2025-04-10T00:00:00-03:00Periódico Horizontes - USFperiodico.horizontes@usf.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>Escopo</strong></p> <p>A revista <em>Horizontes, com publicação contínua, </em>é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação e está vinculado ao Programa de Pós- Graduação <em>Stricto Sensu </em>em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP. Aceita para publicação artigos inéditos resultantes de pesquisas de caráter empírico ou teórico, além de ensaios, resenhas e entrevistas, exclusivamente na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.</p> <p>Os trabalhos submetidos passam por uma apreciação prévia pelos integrantes da Comissão Editorial; se estiverem fora do escopo ou dos critérios editoriais do periódico, serão recusados; os demais, serão encaminhados para a avaliação, às cegas, por pareceristas <em>ad hoc</em> designados pelos editores ou editores de seção.</p> <p>Com vistas a manter uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.</p> <p>Além de textos de demanda contínua, o periódico é composto de seções temáticas coerentes com o seu escopo; essas seções são sugeridas pelo comitê editorial ou propostas por pesquisadores externos, desde que avaliadas previamente. Tanto num caso como em outro, os artigos passam por todas as etapas do processo de avaliação.</p> <p>Os conteúdos publicados não refletem a posição, opinião ou filosofia, nem do Programa de Pós-Graduação em Educação nem da Universidade São Francisco.</p> <p>Os/as autores/as mantêm os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição.</p> <p>Os prazos de avaliação (aceitação ou recusa), até a publicação, podem variar em torno de um ano, dependendo da complexidade da temática e das avaliações e revisões sugeridas.</p> <p><strong>About the Journal</strong></p> <p><strong>Focus and Scope</strong></p> <p>The journal Horizontes, operating in a continuous publication mode, serves as a platform for the dissemination and discussion of scientific production in the field of</p> <p>Education. It is affiliated with the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the University of São Francisco, Itatiba/SP. The journal accepts for publication original articles resulting from empirical or theoretical research, as well as essays, reviews, and interviews, exclusively in the field of Education, encompassing its historical, cultural, and educational practice dimensions.</p> <p>Submitted works undergo preliminary evaluation by the members of the Editorial Committee. If the submissions are outside the scope or editorial criteria of the journal, they will be rejected; the others will be forwarded for blind peer review by ad hoc reviewers appointed by the editors or section editors.</p> <p>Aiming to maintain a dialogue with both national and international researchers, the journal accepts publications in Portuguese, English, French, and Spanish. In addition to texts in continuous demand, the journal includes thematic sections consistent with its scope; these sections are suggested by the editorial committee or proposed by external researchers, provided that they are previously evaluated. In either case, the articles go through all stages of the evaluation process. The contents published do not reflect the position, opinion, or philosophy of either the Graduate Program in Education or the University of São Francisco. The authors retain the rights to their articles, but their publication in the jornal automatically implies the full and exclusive transfer of copyright for the first edition.</p> <p>The evaluation period (acceptance or rejection), up to publication, can vary around one year, depending on the complexity of the topic and the evaluations and revisions suggested.</p> <p> </p> <p><strong>Avaliação Qualis (2017-2020)</strong></p> <p>ISSN: 2317-109X (Online) e 0103-7706 (Impressa) - A2</p>https://novoshorizontes.usf.emnuvens.com.br/horizontes/article/view/1711A autoavaliação nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade pública:2023-12-18T15:34:02-03:00Ester Silva Chavesesterchaves@unifesspa.edu.brAlessandra de Rezende Ramosrezende@unifesspa.edu.brAline Andréia Nicolliaanicolli@gmail.com<p>O trabalho apresenta uma discussão dos sentidos que emergem dos discursos que compuseram a autoavaliação realizada por mestrandos que frequentaram a disciplina História e Filosofia da Ciência, de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ofertado no Norte do Brasil. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na Análise de Discurso. O corpus empírico é sistematizado com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados evidenciam a escassa e frágil cultura da autoavaliação na universidade. A partir das análises e reflexões realizadas, debate-se algumas considerações que poderão subsidiar práticas docentes viabilizando o desenvolvimento e aprimoramento da autoavaliação, na busca por uma prática formativa presente nos processos de ensino-aprendizagem.</p> <p><em>Palavras-chave:</em> Análise de discurso. Diário de bordo. Discentes. Autoavaliação. Silêncio.</p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Ester Silva Chaves, Alessandra de Rezende Ramos, Aline Andréia Nicollihttps://novoshorizontes.usf.emnuvens.com.br/horizontes/article/view/1887Financiamento da Educação Básica2024-11-03T07:54:47-03:00Valdoir Pedro Wathiervaldoirpw@gmail.comRuan Freitas Libardoniruanlibardoni@gmail.com<p>O artigo trata do protagonismo que as métricas educacionais têm assumido no financiamento da Educação Básica no Brasil, especialmente pela Emenda Constitucional n.º 108/2020, que ampliou e perenizou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O objetivo foi analisar a complementação-VAAR no Fundeb e o ICMS Educacional, quanto aos indicadores utilizados para distribuir os recursos financeiros. Os resultados apontam que esses mecanismos, em 2025, responderão pelo direcionamento de mais de R$ 20 bilhões e que as definições de referenciais para equidade e redução de desigualdades são arenas de disputa, reforçando a importância e os desafios da avaliação de aprendizagem e da definição de parâmetros de atendimento.</p>2025-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Valdoir Pedro Wathier, Ruan Freitas Libardoni