Apontamentos sobre a proposta formativa do “Movimento pela Base” para os professores de Educação Infantil:
uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1836Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Educação Infantil, Pedagogia Histórico-Crítica, BrincadeiraResumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que, à luz da pedagogia histórico-crítica, focalizou como o Movimento pela Base atua na formação continuada de professores da Educação Infantil. Adotou-se uma análise documental a partir de materiais disponibilizados em sites de instituições ligadas a esse Movimento. O tema é relevante, uma vez que, na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, intensificou-se a influência de entidades ligadas ao setor privado. A análise, centrada em um documento exemplar, indicou uma abordagem pedagógica escolanovista e espontaneísta, particularmente em relação ao ato de brincar, reduzindo o potencial desenvolvente das brincadeiras infantis e esvaziando a especificidade do trabalho docente, em sentido contrário aos pressupostos da pedagogia histórico-crítica.
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