Educação delivery

diretrizes internacionais para a educação básica na conjuntura pandêmica ampliam a mercantilização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1813

Palavras-chave:

Organismos multilaterais, Mercantilização da educação, Pandemia da COVID-19

Resumo

O artigo disserta sobre as diretrizes internacionais para a educação básica na conjuntura da pandemia da COVID-19, com o objetivo de analisar o imperativo da entrega de resultados no projeto educativo hegemônico. Desenvolveu-se uma análise documental alicerçada no materialismo histórico-dialético, com ênfase no referencial gramsciano e na pedagogia histórico-crítica como fundamentação indispensável para a luta contra-hegemônica. Concluiu-se que a atuação dos organismos multilaterais, alinhada ao empresariamento da educação de novo tipo no século XXI, opera uma intensificação dos processos de mercantilização da educação articulando sua subsunção ao imperativo da entrega de resultados com a (de)formação técnica e ético-política do trabalho educativo.

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Biografia do Autor

Camila Azevedo Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX - UFRJ), do Grupo de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJATRAB - UFF) e do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Política Educacional (GTEPE - UFJF).

Vania Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Serviço Social - UFRJ, na área de Teoria Social e Políticas Públicas. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

Souza, C. A., & Motta, V. C. da. (2024). Educação delivery: diretrizes internacionais para a educação básica na conjuntura pandêmica ampliam a mercantilização da educação. Horizontes, 42(1), e023127. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1813

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica