Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1751

Resumo

Este artigo analisa como a habilidade de resolução de problemas tem sido abordada no Exame Nacional do Ensino Médio na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Destaca suas principais características e os tipos de itens encontrados nas provas dos anos de 2018 a 2023. Tem-se como referencial teórico a convergência das considerações de George Pólya e de David Jonassen sobre a aprendizagem baseada em problemas. A identificação e análise das questões fez emergir três categorias de itens discutidas e exemplificas. Conclui-se que a resolução de problemas em Ciências é uma habilidade fundamental. Sua abordagem e avaliação devem ser cuidadosamente planejadas para contribuir com uma avaliação mais autêntica, formativa e alinhada aos objetivos educacionais.

Palavras-chave: Resolução de Problemas. Itens de resposta orientada. Ensino de Ciências. Enem.

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Biografia do Autor

Alexandre da Silva Ferry, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET_MG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Licenciado em Química pela UFMG. Em 2017, realizou um Pós-doutoramento em Ciências da Educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Atualmente faz parte do Departamento de Educação, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG), no qual também é coordenador (Gestão 2021-2023 e 2023-2025), tendo sido o coordenador adjunto de 2019 a 2021.

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Publicado

15-06-2024

Como Citar

Ferry, A. da S. (2024). Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências. Horizontes, 42(1), e023087. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1751

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Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas