Apropriação dos resultados das avaliações da aprendizagem para fins de reorientação da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1740

Resumo

O artigo analisa como os professores se relacionam com os resultados das avaliações da aprendizagem de seus alunos. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de Vasconcellos, Hoffmann, Luckesi, Gatti, entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, da qual participaram professores de duas escolas estaduais do município de Pouso Alegre, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de um questionário e pela realização de uma roda de conversa. Conclui-se que nem sempre os resultados da avaliação da aprendizagem são apropriados pelos docentes para a reorientação de suas práticas pedagógicas, muitas vezes, são usados para fins burocráticos, para classificar os aprovados e reprovados, e, algumas vezes, servem de base para uma intervenção pedagógica.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Apropriação de resultados. Prática Pedagógica.

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Biografia do Autor

Valderlice Rosa de Souza, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE-MG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Analista Educacional - Inspeção Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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Publicado

24-04-2024

Como Citar

Rosa de Souza, V., & Borges, R. M. (2024). Apropriação dos resultados das avaliações da aprendizagem para fins de reorientação da prática pedagógica. Horizontes, 42(1), e023068. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1740

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas