A avaliação na visão de futuros professores

elementos que dificultam a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1726

Resumo

Este estudo objetivou explorar os elementos que dificultam o aprendizado em avaliação de futuros professores de Pedagogia. Com base na pesquisa mista, com a primeira fase qualitativa, identificaram-se elementos que indicam dificuldades no processo de aprendizagem e foram feitas entrevistas com 14 alunas de cursos de Pedagogia. Na segunda fase, quantitativa, utilizou-se um questionário, com 307 estudantes, com uma escala do tipo Likert para coletar informações sobre as dificuldades. Os dados revelaram que os elementos dificultadores estavam mais associados aos domínios dos professores e do design do curso. O estudo auxilia a entender as complexidades do processo de ensino e aprendizagem e serve ao duplo propósito de informar a natureza e o alcance das mudanças a serem realizadas e a direção específica de iniciativas para a formação continuada.

Palavras-chave: Avaliação. Futuros professores. Pedagogia.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pedagogo, Mestre (1997) e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Possui Pós-Doutorado (2015) com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. Foi representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education. É professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Departamento de Educação) e coordenador do Projeto de Observatório da Região do Grande ABC Paulista, onde desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação educacional. 

Carlos Alexandre Felício Brito , Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professor Doutor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

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Publicado

31-05-2024

Como Citar

Garcia, P., & Brito , C. A. F. (2024). A avaliação na visão de futuros professores: elementos que dificultam a aprendizagem . Horizontes, 42(1), e023077. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1726

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas