A autoavaliação nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade pública:

o silêncio que significa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1711

Palavras-chave:

Análise do discurso, Diário de bordo, Discentes, Autoavaliação, Silêncio

Resumo

O trabalho apresenta uma discussão dos sentidos que emergem dos discursos que compuseram a autoavaliação realizada por mestrandos que frequentaram a disciplina História e Filosofia da Ciência, de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ofertado no Norte do Brasil. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na Análise de Discurso. O corpus empírico é sistematizado com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados evidenciam a escassa e frágil cultura da autoavaliação na universidade. A partir das análises e reflexões realizadas, debate-se algumas considerações que poderão subsidiar práticas docentes viabilizando o desenvolvimento e aprimoramento da autoavaliação, na busca por uma prática formativa presente nos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Análise de discurso. Diário de bordo. Discentes. Autoavaliação. Silêncio.

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Biografia do Autor

Ester Silva Chaves, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Participa do Grupo de Estudo em Pesquisa em Ciências (GEPEC). Desenvolve pesquisa na área de Ensino aprendizagem no Ensino de Ciências atuando em temáticas de Autoavaliação no Ensino de Ciências, Clube de Ciências e Formação de Professores. 

Alessandra de Rezende Ramos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Bacharel em Biologia e Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutorado em Genética e Biologia Molecular (Embrapa Recursos Genéticos e UFPA). Membro permanente do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre - UFAC

Mestrado e  Doutorado em Educação e pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica.  Professora credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Ufac, desde 2013, e no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Reamec, desde 2021. Tutora do PET - Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas, na Ufac, e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências no Acre - Gepecac, desde 2010. 

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Publicado

10-04-2025

Como Citar

Chaves, E. S., de Rezende Ramos, A., & Nicolli, A. A. (2025). A autoavaliação nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade pública:: o silêncio que significa. Horizontes, 43(1), e023157. https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1711