A autoavaliação nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática de uma universidade pública:
o silêncio que significa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1711Palavras-chave:
Análise do discurso, Diário de bordo, Discentes, Autoavaliação, SilêncioResumo
O trabalho apresenta uma discussão dos sentidos que emergem dos discursos que compuseram a autoavaliação realizada por mestrandos que frequentaram a disciplina História e Filosofia da Ciência, de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ofertado no Norte do Brasil. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na Análise de Discurso. O corpus empírico é sistematizado com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados evidenciam a escassa e frágil cultura da autoavaliação na universidade. A partir das análises e reflexões realizadas, debate-se algumas considerações que poderão subsidiar práticas docentes viabilizando o desenvolvimento e aprimoramento da autoavaliação, na busca por uma prática formativa presente nos processos de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Análise de discurso. Diário de bordo. Discentes. Autoavaliação. Silêncio.
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