Exame Nacional do Ensino Médio em questão
referência de autoavaliação ou procedimento de avaliação do sujeito?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1710Resumo
Avaliação em larga escala criada em 1998, com o intuito de aferir o conhecimento dos concluintes do Ensino Médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou por alterações em 2009. Assim sendo, este artigo deriva de pesquisa cujo objetivo principal foi compreender, a partir da Análise do Discurso Materialista, relações de forças em jogo nos discursos de “textos fundadores” do Novo Enem – Portarias que correspondem ao corpus de via arquivista. O trabalho analítico-discursivo possibilitou reconhecer o Enem como campo de disputas políticas e pedagógicas, uma vez que os documentos apontaram para um sentido não exclusivo de protagonismo do participante, denotando posições ideológicas em tensão entre o entendimento do Exame como referência de autoavaliação ou procedimento de avaliação do sujeito.
Palavras-chave: Análise do Discurso Materialista. Michel Pêcheux. Enem. Ensino Médio. Educação.
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