Família, pátria e desenvolvimento:
a formação do cidadão virtuoso no livro didático Meu Livro de Brasil da disciplina Educação Moral e Cívica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1630Palavras-chave:
Educação Moral e Cívica. Ditadura Civil-Militar. Civismo. Desenvolvimento.Resumo
Objetiva-se analisar dois livros didáticos da disciplina Educação Moral e Cívica (EMC) publicados por Rachel de Queiroz e Nilda Bethlem na década de 1970. Trata-se de uma pesquisa documental. Examina-se os conteúdos e a organização das obras, as propostas de atividades e as formas como as temáticas se articulam com o que se encontra previsto nos documentos oficiais criados para a referida disciplina. O estudo se baseia em Chervel (1990), Julia (1991), Viñao (2008), Le Goff (2003) e Foucault (1978; 2021). Constata-se que os conteúdos dos livros didáticos se voltam para a formação do cidadão desejado pela Ditadura Civil-Militar, pois as autoras apresentam um país de dimensões continentais e em desenvolvimento, para o qual era preciso fortalecer condutas patrióticas e virtuosas, obedecer às normas e dedicar-se ao trabalho.
Palavras-chave: Educação Moral e Cívica. Ditadura Civil-Militar. Civismo. Desenvolvimento.
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