Direito à educação em escola pública:

acesso, permanência e qualidade em uma crise político-sanitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1611

Resumo

Recorrendo à reinvenção das categorias “acesso”, “permanência” e “qualidade” da educação durante a crise político-sanitária de 2020 e 2021 no Brasil, apresentam-se achados de um estudo de caso que analisou ações pedagógicas adotadas por uma escola pública em situação de vulnerabilidade para buscar assegurar o direito à educação dos estudantes, observando como tecnologias digitais foram consideradas. A metodologia envolveu aplicação de questionário, realização de entrevistas e anotações em Diário de Campo pela pesquisadora, docente da escola há mais de 20 anos. Ao fim dessa trajetória, a pesquisa aponta que o Direito à Educação exige condições socioeconômicas e, cada vez mais, tecnológicas para sua garantia.

Palavras-chave: Direito à Educação. Ensino Remoto Emergencial. Integração de Tecnologias. TDIC.

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Biografia do Autor

Janaina da Cunha Silva, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC RJ

Doutora em Educação pela Unesa. Mestre em Língua Portuguesa pela UERJ. Professora na SEEDUC RJ. Membro do Grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia.

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutora e mestre em Educação pela USP. Pesquisadora Pq2 / CNPq. Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ. Coordenadora adjunta no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA.
Líder do grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia.

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Publicado

19-06-2024

Como Citar

Silva, J. da C., & Carvalho, J. de S. (2024). Direito à educação em escola pública: : acesso, permanência e qualidade em uma crise político-sanitária. Horizontes, 42(1), e023089 . https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1611