A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1509Resumo
O objetivo, neste artigo, foi discutir possibilidades de relação entre dança, literatura e artes visuais, no intuito de apresentar outras viabilidades de práticas de dança na escola para além de repetições de técnicas corporais e coreografias. Foi um estudo de caráter qualitativo, cuja metodologia foi a Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA), com aporte teórico em Petit (2009, 2019), Marques (2012) e Vianna (2005). Como resultado, sinaliza-se que práticas interdisciplinares despertam outros olhares e entendimentos para as áreas envolvidas, e que a dança, sendo uma área de conhecimento, pode ser propulsora de experiências sensíveis na escola com mediações culturais adequadas.
Palavras-chave: Dança. Literatura. Artes Visuais. Grafia do movimento.
Downloads
Referências
BENTO, J. M. Desenhar a dança/Dançar o desenho: traçando possíveis em composição coreográfica na dança contemporânea. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
BORBA, A. N. de; NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. A mediação cultural: encontros, afetos e oportunidades. In: NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. (org.). Mediação cultural, formação de leitores & educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 91-104.
BRASIL. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 12, p. 59-62, 13 jun. 2013.
DIAS, B. Prefácio. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013a. p. 13-17.
DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos. 5. ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.
FERREIRA, G. L. Corpo e poesia: para uma educação do sensível. Curitiba: Appris, 2017.
MARCELINO, C. S. G. Onde a cultura autoriza uma história: pontos de vista da estética na educação – um ensaio equatoriano. In: GONÇALVES, J. C.; GARANHANI, M. C.; GONÇALVES, M. B. (org.). Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020. p. 51-66.
MARQUES, L. A. S. Grafias na pedra: índices evolutivos da dança. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Dança) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
MARTINS, M. C. et al. Objetos propositores: a mediação provocada. In: MARTINS, M. C. (org.). Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes, 2005. p. 94-123.
MEIRELES, C. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção Maria Fernanda. São Paulo: Global, 2002.
NEITZEL, A. de A.; CRUZ, D. V. da N.; WEISS, C. S. A leitura do literário como acontecimento. In: NEITZEL, A. de A. et al. (org.). Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação. Itajaí: Editora da Univali; Florianópolis: Dois por Quatro Editora, 2017. p. 123-136.
NEITZEL, A.de A.; STEIL, I.; FRANCEZ, L. Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Revista da Fundarte: arte, educação e performance, v. 52, n. 52, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1097
NHOQUE, J. R. A leitura do literário como experiência: um encontro. In: URIARTE, M. Z.; NEITZEL, A. de A.; KRAMES, I. P. (org.). Cultura, escola e educação criadora: mediações culturais e proposições estéticas. Curitiba: CRV, 2020. p. 167-196.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.
ROSA, J. G. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
STEIL, I. Educação estética e o corpo dançante na escola. 2021. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2021.
TERRASA, C. H.; FERREIRA, M. R. G. Escola e experiência estética: uma abordagem da estética e da arte a partir do Iluminismo. In: QUEIROZ, J. P.; OLIVEIRA, R. (org.). Os riscos da arte: formação e mediação. Lisboa: Editora Universidade de Lisboa, 2018. p. 105-114.
VIANNA, K. A dança. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isleide Steil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.