A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1509

Resumo

O objetivo, neste artigo, foi discutir possibilidades de relação entre dança, literatura e artes visuais, no intuito de apresentar outras viabilidades de práticas de dança na escola para além de repetições de técnicas corporais e coreografias. Foi um estudo de caráter qualitativo, cuja metodologia foi a Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA), com aporte teórico em Petit (2009, 2019), Marques (2012) e Vianna (2005). Como resultado, sinaliza-se que práticas interdisciplinares despertam outros olhares e entendimentos para as áreas envolvidas, e que a dança, sendo uma área de conhecimento, pode ser propulsora de experiências sensíveis na escola com mediações culturais adequadas.

Palavras-chave: Dança. Literatura. Artes Visuais. Grafia do movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isleide Steil, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - SC. Graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná - PR. Docente da Universidade do Vale do Itajaí - SC. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Univali. Desenvolve pesquisas sobre educação estética, mediação cultural e dança na escola.

Referências

BENTO, J. M. Desenhar a dança/Dançar o desenho: traçando possíveis em composição coreográfica na dança contemporânea. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

BORBA, A. N. de; NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. A mediação cultural: encontros, afetos e oportunidades. In: NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. (org.). Mediação cultural, formação de leitores & educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 91-104.

BRASIL. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 12, p. 59-62, 13 jun. 2013.

DIAS, B. Prefácio. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013a. p. 13-17.

DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos. 5. ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.

FERREIRA, G. L. Corpo e poesia: para uma educação do sensível. Curitiba: Appris, 2017.

MARCELINO, C. S. G. Onde a cultura autoriza uma história: pontos de vista da estética na educação – um ensaio equatoriano. In: GONÇALVES, J. C.; GARANHANI, M. C.; GONÇALVES, M. B. (org.). Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020. p. 51-66.

MARQUES, L. A. S. Grafias na pedra: índices evolutivos da dança. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Dança) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MARTINS, M. C. et al. Objetos propositores: a mediação provocada. In: MARTINS, M. C. (org.). Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes, 2005. p. 94-123.

MEIRELES, C. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção Maria Fernanda. São Paulo: Global, 2002.

NEITZEL, A. de A.; CRUZ, D. V. da N.; WEISS, C. S. A leitura do literário como acontecimento. In: NEITZEL, A. de A. et al. (org.). Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação. Itajaí: Editora da Univali; Florianópolis: Dois por Quatro Editora, 2017. p. 123-136.

NEITZEL, A.de A.; STEIL, I.; FRANCEZ, L. Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Revista da Fundarte: arte, educação e performance, v. 52, n. 52, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1097

NHOQUE, J. R. A leitura do literário como experiência: um encontro. In: URIARTE, M. Z.; NEITZEL, A. de A.; KRAMES, I. P. (org.). Cultura, escola e educação criadora: mediações culturais e proposições estéticas. Curitiba: CRV, 2020. p. 167-196.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.

ROSA, J. G. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

STEIL, I. Educação estética e o corpo dançante na escola. 2021. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2021.

TERRASA, C. H.; FERREIRA, M. R. G. Escola e experiência estética: uma abordagem da estética e da arte a partir do Iluminismo. In: QUEIROZ, J. P.; OLIVEIRA, R. (org.). Os riscos da arte: formação e mediação. Lisboa: Editora Universidade de Lisboa, 2018. p. 105-114.

VIANNA, K. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Steil, I. (2024). A dança na interdisciplinaridade com a literatura e as artes visuais. Horizontes, 42(1), e023073. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1509